Resumo
Este ensaio tem como objetivo apresentar um breve relato histórico da composição, continuidade e ampliação das atividades desempenhadas pelas equipes de Consultório na Rua (eCnaR) município de São Paulo. As eCnaR foram criadas a partir do Programa Saúde da Família (PSF) para o atendimento de saúde das pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. Nascido da mobilização dessa população, sendo desenvolvido no ano de 2004, possui o intuito de construir estratégias de inserção efetiva no Sistema Único de Saúde (SUS), considerando as realidades de vida deste segmento da população. Conforme a produção crescente de conhecimentos acerca do tema, foi observada a possibilidade da construção de visões sobre a prática e a teoria, analisando-se até 2022 os processos realizados, ampliações e reestruturações segundo o crescimento da população em situação de rua na região central e em novas localidades no município, bem como a apresentação da possibilidade de atendimento de saúde em horários diferenciados, com novas tecnologias e parcerias, visando, também, os desafios apresentados neste período, como por exemplo, a recente pandemia do Coronavírus.
Referências
Ministério da Saúde (BR). Manual sobre o cuidado à saúde junto a população em situação de rua. Brasília (DF); 2012.
Cunha EM. Vínculo Longitudinal na Atenção Primária: avaliando os modelos assistenciais do SUS. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde; 2009.
Cunha EM. Giovanella L. Longitudinalidade/continuidade do cuidado: identificando dimensões e variáveis para a avaliação da Atenção Primária no contexto do sistema público de saúde brasileiro. Rio de Janeiro: Cienc Saúde Colet; 2011.
FIPE - Fundação Instituto de Pesquisa Econômica. Pesquisa censitária da população em situação de rua, caracterização socioeconômica da população adulta em situação de rua e relatório temático de identificação das necessidades desta população na cidade de São Paul5. Hallais JS, Barros NF. Consultório na Rua: visibilidades, invisibilidades e hipervisibilidade. Cad Saúde Pública. 2015;31(7):1497-1504.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2010, Aglomerados Subnormais: primeiros resultados.
Rio de Janeiro; 2010.
Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SP). Documento Norteador dos Consultórios na Rua. São Paulo: Secretaria Municipal de Saúde; 2016.
Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SP). Pesquisa Censitária da População em Situação de Rua. Qualitest, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; 2019.
Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SP). Rede de Atenção Básica. Saúde da Pessoa em Situação de Rua na Atenção Básica [internet]. 2021 [acesso em 04 nov 2022]. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/ saude/atencao_basica/index.php?p=307614#:~:text=-No%20ano%20de%202020%2C%20com,26%20equipes%20 Consult%C3%B3rio%20na%20Rua.o: 2015.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Enver Lamarca Oliveira Santos, Rodrigo Bertelli Barretto Lourenço