Atenção Psicossocial Infantojuvenil e o uso de substâncias psicoativas
pdf

Palavras-chave

Centros de Atenção Psicossocial
Substâncias Psicoativas
Adolescência

Como Citar

Silva, J. A., Moraes, C. L. de, & Lima, E. M. (2025). Atenção Psicossocial Infantojuvenil e o uso de substâncias psicoativas: caminhos e obstáculos. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 26(2), 81–88. https://doi.org/10.52753/bis.v26i2.41924

Resumo

O artigo aborda o uso de substâncias psicoativas por crianças e adolescentes e as ações realizadas no âmbito da Atenção Psicossocial Infantojuvenil. Para tanto, apresenta estudos epidemiológicos, uma síntese das construções políticas e normativas de cuidado, direcionadas a esse público, e o relato de uma experiência num CAPSij, na região norte da cidade de São Paulo. O texto é resultado do encontro entre duas pesquisas e busca contribuir com o fortalecimento das práticas da atenção psicossocial a essa população na perspectiva do cuidado territorial, comunitário e com foco na autonomia e participação das pessoas envolvidas.

https://doi.org/10.52753/bis.v26i2.41924
pdf

Referências

1. Yassui S. Rupturas e encontros: desafios da Reforma Psiquiátrica brasileira. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ; 2010.

2. Amarante P. Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2007.

3. Blikstein F. Destinos de Crianças: estudo sobre as internações de crianças e adolescentes em Hospital Público Psiquiátrico [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP; 2012.

4. Silva JA. Políticas do encontro e as forças selvagens na clínica infantojuvenil [tese]. Assis: Faculdade de Ciências e Letras da UNESP; 2018.

5. Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Caminhos para uma política de saúde mental infanto-juvenil. 2. ed. rev. Brasília (DF); 2005.

6. Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional do Ministério Público Atenção psicossocial a crianças e adolescentes no SUS: tecendo redes para garantir direitos. Brasília (DF); 2014.

7. Costa NR. Adolescência e suicídio: um problema de saúde pública: Relatório Técnico 1. Rio de janeiro: Editora Fiocruz; 2024.

8. Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Vigilância em Saúde Brasil. Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde. Viva: instrutivo notificação de violência interpessoal e autoprovocada. Brasília (DF); 2016.

9. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção Especializada em Saúde. Departamento de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. Saúde mental em dados [internet]. 13. ed. Brasília (DF); 2024 [acesso em 10 fev 2025]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/ assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-mental/saude-mental-em-dados/saude-mental-em-dados-edicao-no-13-fevereiro-de-2025/view

10. Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas – Cebrid. Levantamento nacional sobre o uso de drogas entre crianças e adolescentes em situação de rua nas 27 capitais brasileiras, 2003. São Paulo: CEBRID; 2004.

11. Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas - Cebrid. VI Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio das Redes Públicas e Privadas de Ensino nas 27 Capitais Brasileiras. São Paulo: CEBRID; 2010.

12. Bastos FIP, Monteiro organizadores. III Levantamento Nacional sobre o uso de drogas pela população brasileira. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/ICICT; 2017.

13. Ministério da Saúde (BR), Secretaria Executiva. Coordenação Nacional de DST/Aids. A Política do Ministério da Saúde para atenção integral a usuários de álcool e outras drogas. Brasília (DF); 2003.

14. Moraes CL. Cartografias do devir-adolescente: co-corpando experimentações de memória e re-encontro [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Medicina da USP; 2024.

15. Ferigato SH, Campo RTO, Ballarin MLGS. O atendimento à crise em saúde mental: ampliando conceitos. Revista de Psicologia da UNESP. 2007;6(1):31-44.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Juliana Araújo Silva, Caroline Lucas de Moraes, Elizabeth M.F.A. Lima

Downloads

Não há dados estatísticos.