Resumen
Diante das limitações econômico-fi nanceiras dos governos no quadro da globalização, questiona-se a possibilidade de o poder local engendrar soluções efetivas aos problemas sociais e urbanos. Nos três últimos governos municipais de Santo André, foi possível a inclusão de diversos setores populares excluídos dos direitos de cidadania por meio do protagonismo local. Vários projetos foram desencadeados envolvendo participação social, atenção a segmentos sociais vulneráveis e novos arranjos institucionais, visando à coordenação das ações de governo e governabilidade para a integração das distintas políticas de âmbito social e urbano. Dentre as iniciativas, destacam-se os projetos e programas transversais, visando atingir populações em situação de vulnerabilidade. Nesses programas e ações do governo, a saúde manteve posição de destaque, articulando os eixos estruturantes da política de saúde às demandas sociais por mais direitos. Este artigo, por meio do relato dos projetos de inclusão social em Santo André, analisa as tendências e limitações da participação popular no setor saúde.
Citas
2. Daniel CA. Governança urbana inclusiva em Santo André: o programa integrado de inclusão social. Un Cronicle 2001; (ed. especial Istambul): 5.
3. Intendencia Municipal de Montevideo. Comisión de la Mujer. Fundación Friederich Ebert. Fortaleciendo escenarios de encuentro: un paso más. Montevideo: Unidad Temática de Género y Municipio/Rede Mercociudades; 2004.
4. Prefeitura de Santo André, Secretaria de Inclusão Social e Habitação. Santo André mais igual: programa integrado de inclusão social. Santo André: PSA/SISH; 2002.
5. Prefeitura de Santo André, Núcleo de Comunicação. Santo André cidade futuro: agenda do milênio. Santo André, 2007.
6. Santo André: o programa integrado de inclusão social. Rev Adm Municipal 2001; 46 (229):5-9.
7. Seminário de Avaliação e Encerramento do Programa da União Européia; 2004, Rio de Janeiro, BR. Apoio às populações desfavorecidas (Santo André e Rio de Janeiro): Relatório. Rio de Janeiro; 2004.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de autor 2010 Vânia Barbosa do Nascimento, Ieda Maria Cabral da Costa, Silmara Conchão