Acolhimento e respeito à autonomia da pessoa idosa nas instituições de saúde
PDF

Como Citar

Grubba, M. R. M., & Silva, A. L. da. (2009). Acolhimento e respeito à autonomia da pessoa idosa nas instituições de saúde. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, (47), 65–68. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/33827

Resumo

.

PDF

Referências

Abbês, C. Acolhimento nas Práticas de produção de Saúde. Brasília, 2006.
Beauchamp,T.L.; Childress, J.F. Princípios da Ética Biomédica. São Paulo: Loyola, 2002.
Boff, L. Saber . Virtudes para um outro Mundo Possível: Hospitalidade. v.I. Petrópolis: Vozes; 2006.
Botazzo, C. Sobre a humanização da saúde. Notas Críticas e contribuição ao debate. Boletim do Instituto de Saúde - BIS. 2003, n. 30, p.18-19.
Caponi, S. Da compaixão à solidariedade: uma genealogia da assistência médica. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2004. 1ª reimpresão.
Cecílio, L.C.O. As necessidades de saúde como conceito estruturante na luta pela integralidade e equidade na atenção em saúde. In: Pinheiro, R; Mattos, R. A. (org). Os sentidos da Integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2001: 113-127.
Fortes , P.A.C. Ética e Saúde: questões éticas, deontológicas, tomada de decisões, autonomia e direitosdos pacientes. São Paulo: EPU; 1998.
_________. Ética, direitos dos usuários e políticas de humanização da atenção à saúde. São Paulo: Saúde e Sociedade v.13, n.3, 2004. p. 30-35.
Faleiros , V.P. Cidadania: os idosos e a garantia de seus direitos.
In: Idosos no Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, SESCSP, 2007.
Grubba , M.R.M. A Humanização das Relações Instituição-Usuários em Hospitais da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo: contribuições do Programa Conte Comigo para o respeito à autonomia dos usuários. Dissertação (Mestrado). Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. São Paulo, 2006.
Fortes , P.A.C.; Zoboli , E.L.C.P. Bioética e saúde pública: entre o individual e o Coletivo. In: Fortes , P.A.C; Zoboli , E.L.C.P.A (Orgs.). Bioética e Saúde Pública. São Paulo: Loyola, 2003.
Merhy , E.E. A Perda da Dimensão Cuidadora na produção da Saúde. In: Sistema Único de Saúde em Belo Horizonte - Reescrevendo o Público; São Paulo: Xamã, 1998.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. .HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização. Documento base para gestores e trabalhadores do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em [http://www.saude.gov.br//humanizasus/. Acesso em dezembro 2004.
_________. HumanizaSUS. Ambiência. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Disponível em [http://www.saude.gov.br//humanizasus]. Acesso em junho 2006.
Morin, E. A ética do sujeito responsável. In: Ética, Solidariedade e Complexidade. MORIN, E. et al. 2º ed. São Paulo: Palas Athena, 2002.
Nogueira -Martins , M.C.F.F. Revista Ser Médico, São Paulo; 2002. v 5, n 18, p.27-29.
Pessin I, L.e.; Barchifontaine , C.P.P. Problemas Atuais de Bioética. São Paulo: Loyola, 2002.
pinheiro, R.e.; guizardi, F.L. Cuidado e integralidade: por uma genealogia de saberes e práticas do cotidiano. In: Cuidado: as fronteiras da integralidade. Pinheiro, R.;
Mattos, R.A. (orgs). Rio de Janeiro: Hucitec; 2004.
Pitta , A.M.F. A Equação humana no cuidado a doença: o doente, seu cuidador e as organizações de saúde. São Paulo: Revista Saúde e Sociedade, n.5, 1996. p.35–60.
Sanicola, L. As Dinâmicas de Rede e o Trabalho Social. São Paulo: Veras Editora, 2008.
São Paulo , Estado. Lei nº 10.241 de 1999. Dispõe sobre os direitos dos usuários da Saúde do Estado. São Paulo: Imprensa Oficial.São Paulo, Estado. Lei nº10.294 de 1999a. Dispões sobre a proteção do usuário do serviço público do Estado de São Paulo, cria as ouvidorias e dá outras providências. São Paulo: Imprensa da Assembléia Legislativa Oficial.
Silva, A.L.; Ciaponi, M.H.T. Um olhar paradigmático sobre a assistência de Enfermagem: um caminho para o cuidado complexo. São Paulo: Revista Escola de Enfermagem,
v.37, n4, 2003. p.13-23.
Veras, R. et al. Novos Paradigmas do Modelo Assistencial no Setor Saúde. In Veras, R. Gestão Contemporânea em Saúde. São Paulo: Relume Dumará, 2001.
Vieira, E.B. Instituições geriátricas: avanço ou retrocesso?. Rio de Janeiro: Revinter, 2003.
Zoboli, E.L.C.P. Ética e administração hospitalar. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2009 Maria Regina Miranda Grubba, Ana Lúcia da Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...