Resumen
O ambiente escolar é muito importante para desenvolver, no processo de ensino, as ações de saúde. Assim, o NASF Continental e a UBS Paulista, junto com parceiros, desenvolveu uma Feira da Saúde na Escola Estadual Roberta Maria Lopes Chaves, com o objetivo de ampliar o conceito de saúde, mobilizando para o autocuidado e autonomia. Foi realizado um circuito com dez salas temáticas: Saúde Bucal; Higiene Pessoal; Guarda Responsável; Circuito Sensorial; Grafite; Bullying; Alimentação Saudável; Lixo; Água Virtual; e Medicação. Participaram dessa atividade 682 alunos, da 1ª à 8ª série. O objetivo foi alcançado, visto que a proposta principal era agregar conhecimento sobre saúde, valorizando a participação das crianças nessa construção de saber, o que foi constatado durante as atividades com perguntas e grande interação das mesmas. A parceria com a organização escolar foi um facilitador para que a estratégia fosse bem-sucedida, motivando os atores participantes, tanto as crianças quanto os profissionais.
Citas
Brasília-DF. 2011.
2. Cadernos de Atenção Básica - Saúde da Criança: Crescimento e Desenvolvimento. Ministério da Saúde. Brasília - DF. 2012.
3. OMS/WHO. The World Health Organization Quality of Life Assessment (WHOQOL): position paper from the World Health Organization.
Measuring Quality of Life. 1997.
4. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Martins Fontes: São Paulo, 1984.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de autor 2016 Cíntia de Oliveira Barboza, Denise Rezende Nascimento , Estela Vitor Burdin , Marcelo Cordeiro Barreto de Oliveira, Patricia Mara dos Santos, Regina Luriko Shimizu