Farmacêuticos na atenção básica
artigo (Português (Brasil))

Palabras clave

Farmacêutico; Atenção básica; Qualificação profissional

Cómo citar

Miai, Érica T., & Fantini Nogueira-Martins, M. C. (2014). Farmacêuticos na atenção básica: estudo qualitativo sobre necessidades e possibilidades de qualificação dos profissionais para a integralidade do cuidado aos usuários-cidadãos. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 15(supl.), 71–79. Recuperado a partir de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/37353

Resumen

Introdução: Nas unidades de saúde da Atenção Básica, no município de São Paulo, vem ocorrendo, desde 2006, o ingresso de farmacêuticos. Nesse novo cenário, a qualifi cação profi ssional, para os serviços farmacêuticos, apresenta-se fundamental. Objetivo: Conhecer a percepção dos farmacêuticos responsáveis pela coordenação da Assistência Farmacêutica – nos âmbitos da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e das Organizações Sociais – a respeito das necessidades de aperfeiçoamento dos farmacêuticos que trabalham na Atenção Básica. Método: Foi adotada a abordagem qualitativa de pesquisa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com onze profi ssionais. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas com a técnica da análise temática de conteúdo. Resultados: Apesar dos entrevistados reconhecerem a necessidade de aprimoramento dos farmacêuticos, apontam difi culdade para efetivar as atividades de qualifi cação, dada a complexidade e intensidade da rotina dos profi ssionais nas unidades. O planejamento coordenado entre instâncias da Secretaria Municipal de Saúde e das Organizações Sociais destaca-se como um dos desafi os para a realização das capacitações. Foram apontados temas – técnicos e sobre relações interpessoais nas equipes – para compor os processos educativos. Considerações Finais: A identidade do farmacêutico como profi ssional da equipe, no contexto da Atenção Básica, está em construção. O aumento do número de profi ssionais e a harmonização das atividades de aprimoramento de acordo com as necessidades de trabalho e dos profi ssionais podem contribuir para a melhoria da atenção aos usuários.

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