A morte tem cor
artigo (Português (Brasil))

Palabras clave

Mortalidade

Cómo citar

Batista, L. E. (2003). A morte tem cor. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, (31), 18–20. Recuperado a partir de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/38030

Resumen

As estatísticas de morbidade e mortalidade são utilizadas para avaliar a situação da saúde da população e desenvolver políticas públicas de saúde (LUIZ, 1997; LAURENTI, 1990). Na análise dos dados de mortalidade, apontam-se as causas de morte que assolam a população, discutem-se os dados segundo a idade, o sexo e a classe social ou frações de classe, mas não se discutem as diferentes construções socioculturais existentes na sociedade e seus reflexos no perfil da mortalidade. Por exemplo, não se contempla a raça/cor como categoria de análise. Uma das justificativas para tanto é que apenas em 1996 se inseriu a variável raça/cor nos atestados de óbitos.

artigo (Português (Brasil))

Citas

BARBOSA, M.I. da S. Racismo e saúde. São Paulo, 1998. Tese (Doutorado) – Faculdade de Saúde Pública. Universidade de São Paulo.

BATISTA, L. E. Mulheres e homens negros: saúde, doença e morte. Araraquara, 2002. Tese (Doutorado) - Faculdade de Ciências e Letras. Universidade Estadual Paulista.

BATISTA, L. E. Pode o estudo da mortalidade denunciar as desigualdades raciais? In. BARBOSA, L.M. de A., SILVA, P.B. G. , SIVÉRIO, V. R. (Org.). De preto a Afro-descendente: trajetos de pesquisa sobre o negro, cultura negra e relações étnico-raciais no Brasil. São Carlos: EdUFSCAR, 2003. p.243-260.

CASHMORE, E. Dicionário de relações étnicas e raciais. São Paulo: Summus, 2000. p.598.

LAURENTI, R. et al. Mortalidade de mulheres em idade fértil no Município de São Paulo (Brasil), 1986. II Mortes por causas maternas. Rev. Saúde Pública, v. 24, p.1.468-1.471, 1990.

LUIZ, O. C. Perspectivas da avaliação de situação de saúde: uma apreciação crítica. São Paulo, 1997. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Medicina. Universidade de São Paulo.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2003 Luís Eduardo Batista

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...