Resumen
Já há algum tempo vem-se ouvindo, com freqüência cada vez maior, o termo Humanização: Humanização das Ações de Saúde, da assistência à Saúde Mental, ou nas áreas de Obstetrícia e Neonatologia (Saúde Perinatal)... Às vezes o conceito vem associado a idéias de qualidade, às vezes a direitos, ou ainda à cidadania... Alguns o eqüivalem a acolhimento. E outros, à organização adequada das amenidades dos recursos físicos. Seriam todas essas possibilidades de entendimento do significado de humanização ? O uso do termo não é recente: uma apostila de Medicina Preventiva dos anos setenta já o contemplava em seu glossário. O que terá feito com que esteja tão presente na atualidade ? Será que não se faz necessária uma conceituação que seja ampla o suficiente
para dar conta de vários dos aspectos mencionados, mas que permita estabelecer um termo de referência para estudiosos, pesquisadores, administradores, gestores do sistema de saúde e... usuários (é claro!) ?
Citas
ACHTERBERG J, DOSSEY L, GORDON J S, et alii. Mind-body interventions. In: Alternative medicine: expanding medical horizons. A report to the National Institutes of Health on alternative medical systems and pratices in the United States. Washington, DC: U.S. Government Printing Office, 1995:3-43.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de autor 2003 Daphne Rattner