Resumen
O artigo busca apresentar os resultados preliminares de uma pesquisa- ação iniciada no Espaço Normal, espaço de referência em redução de danos situado no Conjunto de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro. As mulheres que frequentam o Espaço Normal têm trajetórias marcadas por múltiplas violências. A necessidade de qualificar o trabalho voltado para este público originou o projeto Elas em cena, iniciativa que combina uma metodologia híbrida de pesquisa e intervenção. No âmbito da pesquisa, foram aplicados questionários fechados a 62 mulheres e feitas 17 entrevistas em profundidade com o mesmo público. No âmbito da intervenção, foram criadas ações voltadas para o cuidado específico de mulheres. O artigo apresentará os dados preliminares da pesquisa considerando dois aspectos: o acesso à saúde e as violências sofridas por essas mulheres. Em seguida, serão explorados os principais desafios institucionais e as estratégias de cuidado pensadas a partir da experiência do projeto.
Citas
1. Bastos FIPM, Bertoni, organizadores. Pesquisa nacional sobre o uso de crack: quem são os usuários de crack e/ou similares do Brasil? Quantos são nas capitais brasileiras? Rio de Janeiro: ICICT; 2014.
2. Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Vigilância em Saúde. Tuberculose [internet]. Brasília (DF); 2021 [acesso em 10 abr 2024]. (Boletim Epidemiológico; número especial). Disponível em <https://bit.ly/4aKTLYS>
3. Bastos FIPM, Bertoni N, organizadores. Pesquisa nacional sobre o uso de crack: quem são os usuários de crack e/ou similares do Brasil? Quantos são nas capitais brasileiras? Rio de Janeiro: ICICT; 2014.
4. WHO - World Health Organization. Global Health Sector. Strategy on Sexually Transmitted Infections 2016-2021. Geneva: WHO; 2016
5. Relatório da pesquisa (pesquisa ainda não publicada). Redes da Maré. Saúde Sexual e Reprodutiva da Maré (RJ), 2023. Pesquisa realizada pela Casa das Mulheres da Maré/ Redes da Maré que seguiu a metodologia da pesquisa nacional sobre aborto.
6. Redes da Maré. Direito à segurança pública na maré 2022. 7. ed. Rio de Janeiro; 2023. (Boletim direito à segurança pública na maré).
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de autor 2024 Maïra Gabriel Anhorn, Paula Napolião, Elivanda Canuto, Priscila Marques Niza de Oliveira, Thais Andrade do Nascimento, Lilian Leonel