Resumen
O cuidado em saúde mental é importante, e depende não apenas da rede de Atenção Psicossocial, mas também de outras redes da saúde e de outras políticas como Educação e Assistência Social. Produzir intersetorialidade nesse cuidado envolve atuar na complexidade e no contexto das pessoas, especialmente em situações de vulnerabilização, como é o caso de adolescências em conflito com a lei. Esta pesquisa qualitativa investigou as práticas de saúde mental com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de semiliberdade em Curitiba (PR), apresentando a opinião de trabalhadores das Casas de Semiliberdade. Os resultados apontam que adolescentes em semiliberdade têm maior acesso à comunidade, enquanto os internados ficam isolados. As entrevistas indicaram que, na articulação entre serviços de saúde, educação e assistência social, houve maior colaboração
dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Relatos apontam que, em relação às escolas e aos Sistema Único de Assistência Social (SUAS), existem dificuldades de acesso e estigmatização, especialmente para adolescentes negras/os. Embora as unidades de semiliberdade busquem maior integração e cuidados em rede, e tenham mostrado resultados mais efetivos que as unidades de internação, ainda há desafios significativos na articulação com a Educação e o SUAS. A construção de intersetorialidade é essencial e requer políticas que a respaldem, bem como profissionais comprometidos com a quebra de pactos segregatórios.
Citas
1. Dias MK, Ferigato SH, Fernandes ADSA. Atenção à Crise em saúde mental: centralização e descentralização das práticas. Ciênc Saúde Colet. 2020; 25(2): 595–602.
2. Warschauer M, Carvalho YM. O conceito Intersetorialidade: contribuições ao debate a partir do Programa Lazer e Saúde da Prefeitura de Santo André/SP. Saude soc [internet]. 2014;23(1):191–203. Doi: 10.1590/S0104-12902014000100015
3. Silva AS, Ziliotto FPO, Feitosa JB, organizadores. Cadernos de socioeducação: semiliberdade. 2. ed. rev. e ampl. Curitiba: Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do Paraná; 2018.
4. Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do Paraná (PR). Departamento de Atendimento Socioeducativo. Relatório de Gestão 2019-2020. Paraná: Dease; 2020.
5. Federhen C, et al. Caminhos e intermediações entre serviços do Sistema de Saúde e da Socioeducação. Ciênc Saúde Colet [internet]. 2024 ]acesso em 20 out 2023];29(6):e03452023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/vHjX6LdPDBNjdxM8D3knryG/?format=pdf&lang=pt
6. Olivett K, Araújo LM, Santos DVD, Stefanello S. Saúde Mental de Adolescentes no Sistema Socioeducativo: entrevista com profissionais da semiliberdade em Curitiba. Estud Pesqui Psicol [internet]. 2024 [acesso em 6 mar 2025]; 24: e83544. Doi:10.12957/epp.2024.83544. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/83544.
7. Zeferino FB, et al. Relações entre a Rede de Saúde Municipal e Unidades Socioeducativas para Atenção à Saúde do Adolescente privado de liberdade em município do estado do Paraná. In: Anais do13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva [internet], 2022, Salvador. Campinas, Galoá, 2022 [acesso em 20 out 2023]. Disponível em: https://proceedings.science/abrascao-2022/trabalhos/relacoes-entre-a-rede-de-saude-municipal-e-unidades-socioeducativas-para-atencao?lang=pt-br.
8. Borsato FG, Carvalho BG. Hospitais gerais: inserção nas redes de atenção à saúde e fatores condicionantes de sua atuação. Ciênc Saúde Colet [internet]. 2021;26(4):1275–88. Doi:10.1590/1413-81232021264.10212019
9. Correia FC, Barbi KB, Capobianco NC. A cor do fracasso escolar: o lugar do jovem autor de ato infracional para a escola brasileira. Revista Educação E Emancipação. 2025; 18: e23583. Doi:10.18764/2358-4319v18e23583
10. Bento C. O pacto narcísico da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras; 2022.
11. Gonzalez L. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: 2020. A categoria político-cultural de amefricanidade. Rios F, Lima M, organizadoras. p. 127-138.

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de autor 2025 Kiara Olivett, Deivisson Vianna Dantas dos Santos, Sabrina Stefanello