Resumo
O Capítulo II, Seção II, Artigo 196 da Constituição de 1988 estabelece que: “A saúde é direito do todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco e de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. Nesse sentido, muitas vezes pode-se perceber que a temática da eqüidade é traduzida, tratada, recortada ou simplesmente confundida com o acesso aos serviços –universalidade da cobertura e integralidade em relação aos níveis de atenção. Ainda assim ou por isso mesmo, nos parece bastante pertinente e justificável tentar compreender saúde de um modo, se nos permitem, integral e universal, ou seja, ajustando no foco a multiplicidade e multidimensionalidade dos elementos e aspectos envolvidos no referido artigo –e não privilegiando o termo final da oração, referente ao acesso aos serviços –que de ‘porta de entrada’ da pesquisa social aplicada freqüentemente acaba se transformando em janela ou vitrô da mesma.
Referências
BREILH, J e GRANDA, E. (1986) Saúde na sociedade: investigação da saúde na sociedade. Instituto de Saúde - SP/ABRASCO. São Paulo.
BREILH, J. (1990) “Reprodução social e investigação em Saúde Coletiva”. In: Costa, D. C. (org.) P. 137-165.
Epidemiologia, Teoria e Objeto. Hucitec/ABRASCO, São Paulo.
CASTELLANOS, PL. (1991) Proyecto: Sistemas Nacionales de Vigilancia de la Situacion de Salud segun Condiciones de Vida y del Impacto de las Acciones de Salud y Bienestar. Borrador de trabajo, OPS/OMS – (mimeo).
CASTELLANOS, PL. (1992) Análise de la situación de salud y las ineqüidades en el salud. Organización
Panamericana de la Salud, Washington. D.C. (texto mimeo).
OPS. (1994) Salud y condiciones de vida. Las condiciones de salud en las Américas, vol 1, pp 1-36, Washington D.C., OPS. (Publicación científica n º 549)
PAIM, J. (1995) Abordagens Teórico-Conceituais em Estudos de Condições de Vida e Saúde: Algumas Notas para Reflexão e Ação. Em: Seminário Latino-Americano sobre Condições de Vida e Situação de Saúde. Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - ABRASCO, Memorial da América Latina. São Paulo, SP.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2002 Lauro César Ibanhes, Luiza Sterman Heimann