Possíveis relações entre livros didáticos e mortalidade causada por acidentes ofídicos no Brasil no período 1993-2007: o papel da educação científica na sociedade.

Autores

  • Nelio Bizzo Professor titular da Faculdade de Educação (FEUSP) e coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa EDEVO-Darwin, da Universidade de São Paulo, Brasil.
  • Paulo Henrique Nico Monteiro Pesquisador Científico do Laboratório Especial de História da Ciência do Instituto Butantan.

DOI:

https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2014.v10.33915

Palavras-chave:

educação científica, livro didático, educação em saúde, acidentes ofídicos

Resumo

Os métodos de primeiros socorros nos casos de acidentes com serpentes são conteúdos tradicionais dos Livros Didáticos (LD) de Ciências no Brasil. Livros publicados antes de 1996 traziam comumente informações equivocadas a esse respeito, muito provavelmente advindas de uma incorporação acrítica de recomendações norte-americanas do início do século XX. A primeira avaliação do livro didático implementada pelo Ministério da Educação em 1996 apontou diversos erros presentes nos LD que tiveram grande repercussão na mídia, muitos deles relacionados a esses procedimentos. A partir de 1996 houve um importante decréscimo do número de mortes decorrentes de acidentes ofídicos, inclusive em ambiente hospitalar. O número de mortes pode estar associado com a redução de vítimas que desenvolveram algum tipo de complicação decorrente de procedimentos equivocados de primeiros socorros realizados por pessoas não especializadas. Este artigo busca relacionar as  importantes mudanças ocorridas nos livros didáticos de ciências a partir de 1996 e o declínio de mortes causadas por acidentes ofídicos e suas complicações, ressaltando a importância e o papel da educação científica na sociedade.

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Publicado

2014-12-31

Como Citar

Bizzo, N., & Monteiro, P. H. N. (2014). Possíveis relações entre livros didáticos e mortalidade causada por acidentes ofídicos no Brasil no período 1993-2007: o papel da educação científica na sociedade. Cadernos De História Da Ciência, 10(2), 32–56. https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2014.v10.33915