Saúde e educação na revista Infância
PDF

Palavras-chave

educação
saúde
história da infânci

Como Citar

Moura, M. (2010). Saúde e educação na revista Infância. Cadernos De História Da Ciência, 6(2), 27–43. https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2010.v6.35798

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa documental, realizada na Revista Infância, material publicado pela Cruzada Pró-Infância entre os anos de 1935-1937. Esta entidade tinha como objetivo proteger a infância, através da promoção de cuidados de saúde e de educação para as crianças pobres da cidade de São Paulo e ainda hoje atua nessa área. O cenário da cidade de São Paulo favoreceu a criação de diversas entidades com os mesmos objetivos, influenciados pelos impactos das transformações sociais e políticas ocorridas desde a década de 1920. Foi neste período marcado por diversos acontecimentos educacionais, sociais e políticos e durante que começou a se difundir a sistematização da assistência e proteção à infância e foi instalada na cidade de São Paulo a Associação de Educadoras Sanitárias, que procurou unir Saúde e Educação atingindo assim o cerne do problema, a ignorância. A união da Cruzada Pro-Infância e a Associação de Educadoras Sanitárias se deu por terem as mesmas pessoas no quadro de fundadoras e, desta maneira ambas as organizações puderam compartilhar seus objetivos. A Cruzada Pro-Infância, divulgava saúde através de sua revista, e as educadoras atuavam diretamente nas escolas. A análise dos artigos educacionais e da área da saúde na Revista Infância revelou que a Cruzada Pró-Infância utilizou as mais modernas técnicas de educação, psicologia e saúde pública para combater a mortalidade infantil e colaborar com a educação das crianças. É nesse sentido que apontamos, como resultado da pesquisa, que a Cruzada Pró-Infância colaborou na difusão de uma nova maneira de pensar e se relacionar com a criança, difundindo a ideologia da infância, e da saúde da criança ideal presente, naquela época, nas classes altas, para as menos favorecidas.

https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2010.v6.35798
PDF

Referências

Abrão, JL. Um percurso pela história da psicanálise de crianças no Brasil. [Dissertação]. Assis, (SP): Universidade Estadual Paulista, 1999.
Adorno, TW. & Horkheimer, M. A indústria cultural. In: Cohn, G. (org.) Sociologia. São Paulo: Editora Ática, 1986.
Antunes, MAM. A Psicologia no Brasil - Leitura histórica sobre sua constituição. São Paulo : Editora Educ e Editora Unimarco, 2005.
Ariès, P. História social da criança e da família. Tradução de Dora Flaksman. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
Byington, ME, Mott, ML, Alves, OSF. O Gesto que Salva – Pérola Byington e a Cruzada Pró-Infância. São Paulo: Grifo Projetos Históricos e Editoriais, 2005.
Cabral, AM. A psicologia no Brasil. In: Antunes, MAM. (org.) História da Psicologia no Brasil – primeiros ensaios. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 2004.
Faleiros, VP. Infância e Processo político no Brasil. In: Pilloti, F, Rizzini, I. A arte Governar Crianças: A História das Políticas Sociais. Rio de Janeiro: Instituto Interamericano del Niño/Editora Universitária Santa Úrsula/Amais Livraria e Editora, 1995.
Gondra, J. Modificar com brandura e prevenir com cautela. Racionalidade médica e higienização da infância. In: Freitas, MC, Kuhlmann Júnior, M. Os Intelectuais da História da Infância. São Paulo: Cortez, 2002. p. 289-318
Horkheimer, M. Temas básicos da sociologia. São Paulo: Cultrix, 1973.
__________, Adorno, TW. Dialética do Esclarecimento fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
IBGE (Brasil). Evolução e Perspectivas da Mortalidade Infantil no Brasil. Estudos e Pesquisas Informação Demográfica e Socioeconômica. Rio de Janeiro: IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1999. nº 45.
Leite, DM. O desenvolvimento da criança. Cia. São Paulo: Editora Nacional, 1972.
Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 1984 maio/ago; v(65) n(150).
Marx, K. O Capital – Crítica da Economia Política. v2. São Paulo: Nova Cultural, 1985.
Miceli, S. Intelectuais a Brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
Mott, ML. Estudos biográficos e filantropia: uma reflexão a partir da trajetória de vida de Pérola Byington. Revista Gênero. Niterói (RJ). 2003; v(3)n(2): 21-41.
Moura, M. A noção de infância no Brasil na década de 1930: Uma análise da revista Infância. [Dissertação] São Paulo. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2007.
Nagle, J. Educação e sociedade na 1ª República. São Paulo: EPU/MEC, 1974
Rizzini, I. A assistência à infância no Brasil – Uma análise de sua construção. Rio de Janeiro: Editora Universitária Santa Úrsula, 1993.
Rocha, HHP. A educação sanitária como profissão feminina. Cad. Pagu. Campinas (SP). 2005 [acesso em 2010 Jun 4] Jun 24: 69-104, Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332005000100005&lng=pt&nrm=iso>.
Stearns, P. História Mundial - A infância. São Paulo: Contexto, 2006.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...