Abstract
The trajectory of the politician Ademar de Barros has several facets. His exploration of the figure of the doctor is here approached to describe the
electoral strategy of the man of science engaged in the transformation of public health. Based on the analysis of the newsreel Bandeirante da Tela, the article highlights the main aspects of a politician who intends to legitimize his image more as an agent of science than as a politician.
References
Archangelo R. Um bandeirante nas telas de São Paulo: o discurso adhemarista em cinejornais (1947-1956). 2007. Tese de Doutorado.
Aumont J et al. A estética do filme. Campinas: Papirus, 2012, p. 43-45.
Bandeirante da tela SN. São Paulo: Divulgação Cinematográfica Bandeirante, 1950. Fita de vídeo (14min30min), sonoro, p&b. Cinemateca Brasileira.
Bandeirante da tela SN. São Paulo: Divulgação Cinematográfica Bandeirante, 1952. Película 35mm (12min), sonoro, p&b. Cinemateca Brasileira.
Bandeirante da tela – um homem capaz. São Paulo: Divulgação Cinematográfica Bandeirante, 1954.
Fita de vídeo (4min26seg), sonoro, p&b. Cinemateca Brasileira. Bandeirante da tela n. 679. São Paulo: Divulgação Cinematográfica Bandeirante, 1955. Fita de vídeo (7min), sonoro, p&b. Cinemateca Brasileira.
Girardet R. Mitos e mitologias políticas. São Paulo: Cia. das Letras, 1987.
Gomes PES. A expressão social dos filmes documentais no cinema mudo brasileiro (1898-1930).
Paulo Emilio: um intelectual na linha de frente. São Paulo: Brasiliense, Rio de Janeiro: Embrafilme, p. 324, 1986.
Goulart S. Sob a verdade oficial – ideologia, propaganda e censura no Estado Novo. São Paulo: Marco Zero, 1990, p. 77-8.
Morettin E. Dimensões históricas do documentário brasileiro no período silencioso. In: Morettin E et al. História e documentário, 2012, op. cit., p.11-43.
Novais F, Mello JMC. Capitalismo tardio e sociabilidade moderna. In: Novais F (coord.), Schwarcz, LM (org.). História da Vida Privada no Brasil: Contrastes da Intimidade Contemporânea. São Paulo: Cia. das Letras, 1998, p. 559-658.
Rey M. O Adhemarista. In: Jatobá R (org.). Trabalhadores do Brasil: histórias cotidianas do povo brasileiro. São Paulo: Geração Editorial, 1998, p. 205-17.
Xavier I. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
Aumont J et al. A estética do filme. Campinas: Papirus, 2012, p. 43-45.
Bandeirante da tela SN. São Paulo: Divulgação Cinematográfica Bandeirante, 1950. Fita de vídeo (14min30min), sonoro, p&b. Cinemateca Brasileira.
Bandeirante da tela SN. São Paulo: Divulgação Cinematográfica Bandeirante, 1952. Película 35mm (12min), sonoro, p&b. Cinemateca Brasileira.
Bandeirante da tela – um homem capaz. São Paulo: Divulgação Cinematográfica Bandeirante, 1954.
Fita de vídeo (4min26seg), sonoro, p&b. Cinemateca Brasileira. Bandeirante da tela n. 679. São Paulo: Divulgação Cinematográfica Bandeirante, 1955. Fita de vídeo (7min), sonoro, p&b. Cinemateca Brasileira.
Girardet R. Mitos e mitologias políticas. São Paulo: Cia. das Letras, 1987.
Gomes PES. A expressão social dos filmes documentais no cinema mudo brasileiro (1898-1930).
Paulo Emilio: um intelectual na linha de frente. São Paulo: Brasiliense, Rio de Janeiro: Embrafilme, p. 324, 1986.
Goulart S. Sob a verdade oficial – ideologia, propaganda e censura no Estado Novo. São Paulo: Marco Zero, 1990, p. 77-8.
Morettin E. Dimensões históricas do documentário brasileiro no período silencioso. In: Morettin E et al. História e documentário, 2012, op. cit., p.11-43.
Novais F, Mello JMC. Capitalismo tardio e sociabilidade moderna. In: Novais F (coord.), Schwarcz, LM (org.). História da Vida Privada no Brasil: Contrastes da Intimidade Contemporânea. São Paulo: Cia. das Letras, 1998, p. 559-658.
Rey M. O Adhemarista. In: Jatobá R (org.). Trabalhadores do Brasil: histórias cotidianas do povo brasileiro. São Paulo: Geração Editorial, 1998, p. 205-17.
Xavier I. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
Downloads
Download data is not yet available.
Metrics
Metrics Loading ...