Do orgulho à resignação: educação e atuação profissional de obstetrizes formadas pela Universidade de São Paulo
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Palabras clave

Enfermagem Obstétrica
Obstetrícia
História
Educação
Prática Profissional

Cómo citar

Riesco, M. L. G., Tsunechiro, M. A., Mott, M. L., & Leister, N. (2011). Do orgulho à resignação: educação e atuação profissional de obstetrizes formadas pela Universidade de São Paulo. Cadernos De História Da Ciência, 7(2), 9–24. https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2011.v7.34366

Resumen

Estudo de natureza qualitativa, na vertente da História Oral. O objetivo foi descrever e analisar a educação e atuação profissional de obstetrizes formadas pela Universidade de São Paulo, até 1970. As fontes orais foram entrevistas realizadas com dez obstetrizes, em 2000 e 2001. As exigências para ingresso no curso foram crescentes e suas características do indicam rigidez pedagógica, rigor disciplinar, carga didática volumosa, valorização do ensino prático e dedicação docente. As relações entre alunas, professores e profissionais refletem a hierarquia estabelecida nos serviços de saúde. As obstetrizes atuaram, principalmente, na assistência à mulher no parto, em serviços privados, filantrópicos e da rede pública, incluindo o Serviço Obstétrico Domiciliar. A partir dos anos de 1970, sofreram um processo de exclusão da assistência ao parto, sendo substituídas por médicos. Os discursos revelam um encantamento com a profissão, que sobrevive ao sentimento de resignação pela “quase extinção” das obstetrizes, em São Paulo.

https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2011.v7.34366
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