As vacinas para COVID-19 e suas tecnologias: potencial e perspectivas
PDF

Palavras-chave

covid-19
SARS-CoV-2
Vacinas

Como Citar

Abreu Nunes, V. ., Santiago Chambergo, F. ., Apetito Akamatsu, M. ., & Lee Ho, P. (2022). As vacinas para COVID-19 e suas tecnologias: potencial e perspectivas : Vacinas para Covid-19. Cadernos De História Da Ciência, 15(1). https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2021.v15.36516

Resumo

Até dezembro de 2020, havia mais de 200 vacinas candidatas para COVID-19 sendo desenvolvidas. Entre estas, pelo menos 52 já estão em fase de testes em humanos, enquanto outras, atualmente em fase I/II, devem entrar na fase III nos próximos meses.

Normalmente, muitas vacinas são avaliadas antes que qualquer uma seja considerada segura e eficaz. Assim, de todas as vacinas que são estudadas in vitro e em animais de laboratório, cerca de sete em cada 100 serão consideradas adequadas para início dos testes clínicos em humanos. Das vacinas que chegam aos ensaios clínicos, apenas uma em cinco é bem-sucedida. Ter muitas vacinas diferentes em desenvolvimento aumenta as chances de que haja uma ou mais bem-sucedidas e que se mostrem seguras e eficazes para as populações pretendidas.

Existem diferentes abordagens para se projetar uma vacina. Suas diferenças residem no fato de usarem um vírus (ou bactéria) inteiro(a) ou apenas as partes do organismo que ativam o sistema imunológico (proteína ou açúcar), ou o material genético que fornece as instruções para a produção de proteínas específicas, capazes de estimular a resposta imune. Atualmente, outra modalidade tem sido proposta: uma vacina baseada no uso de células apresentadoras de antígeno, por exemplo. Nesse artigo, iremos apresentar e discutir as principais plataformas de produção de vacinas contra a COVID-19, em especial, das vacinas que estão aprovadas para uso comercial.

https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2021.v15.36516
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Viviane Abreu Nunes; Felipe Santiago Chambergo; Milena Apetito Akamatsu; Paulo Lee Ho

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...