Resumo
O objetivo deste artigo é analisar como as identidades de gênero têm se desatrelado cada vez mais da dimensão sexual, puramente anátomofisiológica, passando a ser configuradas de uma forma muito mais fluida e livre do que se poderia supor até alguns anos atrás. Para tanto, analisase o filme Tomboy, correlacionando-o com as mudanças cotidianas cada vez mais presentes no que tange à diversidade identitária na atualidade. Em cenários em que sexo, gênero, desejo e prática sexual não são mais marcos regulatórios que têm de estar vinculados e atrelados como amálgamas indissolúveis, novos cenários começam a ser construídos, necessitando ser conhecidos principalmente pelos profissionais da área da saúde
Referências
2. Butler J. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do sexo. In: Louro, GL, organizador. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica; 2001.p. 151 - 172.
3. Butler J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; 2003.
4. Butler J. O parentesco é sempre tido como heterossexual. Cad. Pagu. 2003;21:219-260.
5. Bruschini C, Unbehaum, SG, organizadores. Gênero, democracia e sociedade brasileira. São Paulo: FCC; 2002.
6. Ciampa AC. A estória do Severino e a história da Severina. São Paulo: Brasiliense; 1987.
7. Furlani J. Mitos e tabus da sexualidade humana. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica; 2003.
8. Furlani J. Educação sexual: possibilidades didáticas. In: Louro GL, Neckel JF, Goellner SV, organizadores. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes; 2003. p. 66 - 81.
9. Garcia SM. Conhecer os homens a partir do gênero e para além do gênero. In: Arrilha M, Unbehaum SG, Medrado B, organizadores. Homens e masculinidades: outras palavras. São Paulo: Ecos 34; 1998.p. 31 - 50.
10. Louro GL. Corpo, escola e identidade. Educação e realidade 2000; 25:59-76.
11. Louro GL, organizador. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica; 2001.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2012 Francisco Maciel Silveira Filho