O setor saúde e a configuração da rede social de mulheres em situação de violência doméstica
PDF

Palavras-chave

Violência Doméstica
Saúde Pública
Redes Sociais

Como Citar

Dutra, M. de L., & Médica, W. V. V. (2013). O setor saúde e a configuração da rede social de mulheres em situação de violência doméstica. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 14(3), 266–273. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/33738

Resumo

Este artigo apresenta resultados obtidos em pesquisa mais ampla intitulada “A configuração das redes sociais de mulheres em situação de violência doméstica”, realizada em um município da região metropolitana de São Paulo. Busca-se neste texto analisar o papel desempenhado pelo setor saúde na rede de atendimento
às mulheres em situação de violência doméstica. Utilizase como referencial o conceito de redes sociais, tal como proposto nas pesquisas sociais. Assume-se a perspectiva de avançar para além das análises estruturais e funcionais das redes em direção às dinâmicas relacionais que se estabelecem em seu interior, de acordo com os preceitos formulados por Paulo Henrique Martins e a concepção de violência doméstica que orienta a Lei Maria da Penha. A violência impingida às mulheres
impossibilita a manutenção dos vínculos sociais, promovendo isolamento e fragilidade, o que dificulta a obtenção de apoio para saída da situação. O setor saúde
apresenta-se fragmentado quanto ao fluxo de trocas que deveria existir em seu interior e com os demais serviços, distanciando-se da realidade das mulheres e limitandose, na maioria dos casos, à medicalização das marcas da violência deixadas nos seus corpos.

PDF

Referências

1. Brasil. Presidência da República. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Brasília, DF; 2004.
2. Brasil. Presidência da República. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Brasília; 2007.
3. Brasil. Lei Maria da Penha. Lei nº 11.340 de 7 de agosto de 2006 que dispõe sobre os mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Brasília, DF: Câmara dos Deputados; 2010. 34 p. (Série ação parlamentar; 422).
4. D’Oliveira AFPL, Schraiber LB. Romper com a violência contra a mulher: como lidar desde a perspectiva do campo da saúde. Athenea Digital. 2008(14): 229-236.
5. D’Oliveira AFPL, Schraiber LB, Hanada H, Durand J. Atenção integral à saúde de mulheres em situação de violência de gênero: uma alternativa para a atenção primária em saúde. Ciên Saúde Coletiva. 2009; 14(4):1037-1050. 2009.
6. Dutra ML. A Configuração da rede social de mulheres em situação de violência doméstica. [dissertação de mestrado]. São Paulo: UNIFESP; 2011.
7. Dutra ML, Prates PL, Nakamura E, Villela, WV. A configuração da rede social de mulheres em situação de violência doméstica. Ciên Saúde Coletiva. 2013;18(5):1293-1304.
8. Heise L, Ellsberg M, Gottemoeller M. Ending violence against women. Popul Rep. 1999; 27(4):1-43.
9. ILANUD - Instituto Latino Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente. Das políticas de segurança pública às políticas públicas de segurança. São Paulo; 2002.
10. Martins PH, Fontes B. Redes sociais e saúde: novas possibilidades teóricas. 2.ed. Recife: UFPE; 2008.
11. Martins PH. MARES (Metodologia de Análise de Redes do Cotidiano): aspectos conceituais e operacionais. In: Pinheiro R, Martins PH, organizadores. Avaliação em saúde na perspectiva do usuário: abordagem multicêntrica. Rio de Janeiro: Cepesc; 2009a.
12. Saffioti HIB. Já se mete a colher em briga de marido e mulher. São Paulo Perspect. 1999: 13(4):82-91.
13. Sagot M. La ruta crítica de las mujeres afectadas por la violencia intrafamiliar en América Latina: estudios de caso en diez países. Washington: PAHO/ Programa
Mujer, Salut e Desarrollo; 2000.
14. Schraiber LB, D’Oliveira AFLP. Violência contra mulheres: interfaces com a Saúde. Interface – Comunic, Saúde, Educ. 1999;.3(5):11-26.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2013 Maria de Lourdes Dutra, Wilza Vieira Villela Médica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...