Resumo
Pobreza, periferia e diversidade cultural compõem um contexto de grande complexidade, desafi ando os serviços de saúde em sua interlocução com as populações pobres. Por um lado, a pobreza é estudada como fenômeno que precisa incorporar procedimentos adequados à mensuração para identifi car e quantifi car o tamanho do caos social. Por outro lado, historicamente, os pobres vêm sendo o produto de recriações constantes
da subalternidade, a tradução de desejos, teorias e verdades alheias à sua realidade, o que fi ca evidenciado na literatura, em textos acadêmicos, nas políticas públicas e na grande mídia. Um rico universo simbólico e uma multiplicidade de conhecimentos populares e formas de sociabilidade são compartilhados nas periferias, indicando claramente que a privação não é uma via de mão única, estanque e estéril. As periferias aparecem como territórios onde as limitações materiais e a violência coexistem com uma grande diversidade cultural, possibilitando que diferentes modos de vida traduzam o universo social para além das necessidades e estruturas mais impositivas. Este é o cenário com o qual os serviços de saúde precisam dialogar no sentido de garantir o cuidado e o direito à saúde aos segmentos que apresentam precárias condições de vida e saúde no País.
Referências
2. Cerqueira MB, Pupo LR. Condições e modos de vida em duas favelas da baixada santista e suas interfaces com o acesso aos serviços de saúde. Rev Baiana de Saúde Pública 2009;33(2): 68-84.
3. Nascimento EP. A periferia de São Paulo: revendo o conceito, atualizando o debate. Trabalho apresentado no 33º Encontro Nacional da ANPOCS. Caxambu; 2009. Disponível em: http://sec.adtevento.com.br/anpocs/inscricao/resumos/0001/TC1748-1.pdf.
4. Rocha S. Pobreza no Brasil, afi nal de que se trata? Rio de Janeiro: Editora FGV; 2003.
5. Sarti C. A família como espelho. Um estudo sobre a moral dos pobres. São Paulo: Cortez; 2003.
6. Sprandel MA. A Pobreza no Paraíso Tropical. Coleção Antropologia Política. Rio de Janeiro: Relume Dumará; 2004.
7. Wacquant L. Os condenados da cidade. Um estudo da marginalidade avançada. Rio de Janeiro: Revan/FASE; 2001.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2010 Monique Borba Cerqueira