Pobreza, periferia e diversidade cultural: desafios para a saúde
PDF

Palavras-chave

Pobreza
periferia
modos de vida

Como Citar

Cerqueira, M. B. (2010). Pobreza, periferia e diversidade cultural: desafios para a saúde. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 12(2), 138–142. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/33778

Resumo

Pobreza, periferia e diversidade cultural compõem um contexto de grande complexidade, desafi ando os serviços de saúde em sua interlocução com as populações pobres. Por um lado, a pobreza é estudada como fenômeno que precisa incorporar procedimentos adequados à mensuração para identifi car e quantifi car o tamanho do caos social. Por outro lado, historicamente, os pobres vêm sendo o produto de recriações constantes
da subalternidade, a tradução de desejos, teorias e verdades alheias à sua realidade, o que fi ca evidenciado na literatura, em textos acadêmicos, nas políticas públicas e na grande mídia. Um rico universo simbólico e uma multiplicidade de conhecimentos populares e formas de sociabilidade são compartilhados nas periferias, indicando claramente que a privação não é uma via de mão única, estanque e estéril. As periferias aparecem como territórios onde as limitações materiais e a violência coexistem com uma grande diversidade cultural, possibilitando que diferentes modos de vida traduzam o universo social para além das necessidades e estruturas mais impositivas. Este é o cenário com o qual os serviços de saúde precisam dialogar no sentido de garantir o cuidado e o direito à saúde aos segmentos que apresentam precárias condições de vida e saúde no País.

PDF

Referências

1. Bourdieu P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2006.
2. Cerqueira MB, Pupo LR. Condições e modos de vida em duas favelas da baixada santista e suas interfaces com o acesso aos serviços de saúde. Rev Baiana de Saúde Pública 2009;33(2): 68-84.
3. Nascimento EP. A periferia de São Paulo: revendo o conceito, atualizando o debate. Trabalho apresentado no 33º Encontro Nacional da ANPOCS. Caxambu; 2009. Disponível em: http://sec.adtevento.com.br/anpocs/inscricao/resumos/0001/TC1748-1.pdf.
4. Rocha S. Pobreza no Brasil, afi nal de que se trata? Rio de Janeiro: Editora FGV; 2003.
5. Sarti C. A família como espelho. Um estudo sobre a moral dos pobres. São Paulo: Cortez; 2003.
6. Sprandel MA. A Pobreza no Paraíso Tropical. Coleção Antropologia Política. Rio de Janeiro: Relume Dumará; 2004.
7. Wacquant L. Os condenados da cidade. Um estudo da marginalidade avançada. Rio de Janeiro: Revan/FASE; 2001.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2010 Monique Borba Cerqueira

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...