Teoria da comunicação social do conceito de saúde

Autores

  • Rodrigo Aparecido Serafim é formado em filosofia na Universidade Federal de Uberlândia e possui mestrado na área de filosofia ética, pela Université Blaise Pascal de Clermont-Ferrand (França).

Palavras-chave:

Comunicação social, conceito de saúde, valores

Resumo

As ciências biomédicas não são neutras em termos valorativos. Isso não prejudica sua objetividade, mas, requer um maior cuidado na forma de comunicação de seus valores, de modo que o senso comum não se oriente mal perante a falta de informações em relação ao dever-ser da saúde. Os valores biomédicos envolvem o respeito à vida e não devem jamais servir como orientação discriminatória para fins políticos, trabalhistas ou sociais. Sua comunicação social tem como principal objetivo ampliar a consciência dos cidadãos a partir de parâmetros amplos de orientação de seu próprio bem-estar e dos demais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

1. Nordenfelt L. The Nature of Vital Goals. Health Care Analysis. 2009; 1(17): 92-94.
2. Nordenfelt L. Quality of Life, Health and Happiness. Aldershot: Avebury; 1993.
3. Richman KA. Ethics and the Metaphysics of Medicine: Reflections on Health and Beneficence. Cambridge (Massachusetts): MIT Press; 2004.
4. Richman KA. Health of Organisms and Health of Persons. Theoretical Medicine and Bioethics. 2000 Aug; 21(4):339-354.
5. Szasz T. The Myth of Mental Illness: Past & Future. Lecture by Thomas Szasz. November 21; 2002.

Downloads

Publicado

2010-04-30

Como Citar

Serafim, R. A. (2010). Teoria da comunicação social do conceito de saúde. BIS. Boletim Do Instituto De Saúde, 12(1), 11–15. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/34021