Comunicação em saúde: variáveis que interferem na recepção da mensagem

Autores

  • Devani Salomão de Moura Reis é jornalista, especialista em Docência em Ensino Superior, mestre e doutora em Relações Públicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). É Consultora de Comunicação Social da Associação Médica do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual e editora do jornal da Associação. Atua principalmente nos seguintes temas: Comunicação Pública, Comunicação para o Idoso, Serviços de Saúde Públicos, Produção de material comunicativo e Análise de conteúdo.

Palavras-chave:

Comunicação interpessoa, contextos de comunicaçã, cognição social

Resumo

A comunicação interpessoal é um padrão de interação que defi ne a relação e liga as pessoas umas às outras. A comunicação não é tanto algo que nós fazemos, mas mais algo em que participamos. Um comunicador individual contribui para a interação. Em conjunto, dois ou mais indivíduos podem criar um padrão de interação e, desta maneira, defi nem a sua relação. É importante que cada participante na comunicação seja capaz de se adaptar à outra pessoa, ao contexto e ao tipo particular de relação em que está envolvido. Contextos de comunicação podem ser considerados, em muitas e variadas formas, como a) grandes áreas defi nindo o campo da comunicação (comunicação interpessoal, comunicação pública), b) as confi gurações sociais e institucionais (escolas, prisões, entre outras), c) os tipos de relações e os papéis (trabalho, social e familiar), d) objetos ou características do ambiente e e) mensagens variáveis (os estilos de linguagem afetam a exposição anterior e posterior ao texto). Portanto, contexto pode englobar perspectivas psicológicas, comportamentais e ambientais. O estudo da comunicação interpessoal tem reconhecido a importância do relacionamento recíproco entre pensamento e comportamento manifestado. O trabalho nesta área pode ser subdividido em duas categorias: compreensão das relações de cognição sociais e comportamento social, e a concepção da formação e organização da cognição social.

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Referências

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Publicado

2010-04-30

Como Citar

Reis, D. S. de M. (2010). Comunicação em saúde: variáveis que interferem na recepção da mensagem. BIS. Boletim Do Instituto De Saúde, 12(1), 16–21. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/34022