Ata-me: entrelinhas na comunicação de adolescentes e jovens

Autores

  • Maria Helena Santos é psicóloga, educadora, mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, docente do SENAC, pesquisadora e membro do Grupo de Pesquisa do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), sob coordenação do Profº Dr. Paulo César Endo.

Palavras-chave:

Arte-educação, escuta analítica, saúde psíquica

Resumo

Este artigo é resultante de trabalhos de arteeducação realizados em instituições na cidade de São Paulo com adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. A tônica central desta refl exão é a contribuição da escuta analítica como possibilidade de relembrar histórias e memórias, possibilitando observar outros atributos a partir de palavras que permitam revelar um movimento subjetivo perdido nesses jovens, dando espaço a um movimento capaz de impulsioná-los a falar de suas histórias, mas com marcas de singularidade apropriadas à sua capacidade. A partir dessas experiências, percebemos que, mais do que uma intervenção para atender às necessidades biológicas desses jovens, é necessária uma ação que gere sentido aos atos por eles produzidos. Sendo assim, uma escuta analítica, que considere uma frase ou palavra enunciada pelo
participante, pode atribuir luz a alguma marca que tenha a capacidade de conectar esse jovem à sua própria história, algum traço no qual ele possa se reconhecer. Assim, com essas intervenções, podese concluir que crianças, adolescentes e jovens que vivem em situações precárias e expostos a diversas violências tentam, aos seus modos, preservar algum fi o condutor de saúde psíquica.

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Referências

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Publicado

2010-04-30

Como Citar

Santos, M. H. (2010). Ata-me: entrelinhas na comunicação de adolescentes e jovens. BIS. Boletim Do Instituto De Saúde, 12(1), 84–87. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/34033