Imersões, reciclagens e singularidades

Autores

  • Fabiane Borges é psicóloga, ensaísta, pesquisadora de saúde, arte, mídia e comunicação.
  • Marc Etlin é escritor e pesquisador, atual editor da revista bianual É-misférica, do Instituto Hemisférico de Performance e Políticas nas Américas.

Palavras-chave:

Espaço-tempo, redes sociais, contemporaneidade

Resumo

Neste texto, a questão da imersão é trabalhada como um modo de perceber/sentir um determinado espaço/tempo, casual ou produzido
voluntariamente, usada aqui segundo o conceito de Deleuze para acontecimento, ou seja, trata-se de extrair, de seus entremeios, uma viva ideia de ativismo, uma disposição individual/coletiva para criação de situações de resistência aos paradigmas ambientais-político-sociais da contemporaneidade. Uma imersão coletiva é a circunstância rítmica com atuação incisiva sobre os corpos. Desse modo, nossa especulação gira em torno das potencializações que o encontro entre ação, corpo, tecnologia e tempo depreendem, e também como se constituem as relações rítmicas internas e externas à imersão. É um recorte específi co, mas não restritivo. Interessa-nos pensar práticas de relação entre redes sociais diferentes entre si, em contextos imersivos coletivos, a fi m de testar linguagens e defl agar processos de coconstituição de realidades e subjetividades, considerando as singularidades temporais, espaciais, territoriais e culturais de onde se está, pois imergir coletivamente em um local sem dar a devida atenção ao ambiente como um todo é ignorar a força, a sabedoria e o poder do ambiente, o qual determina os graus de relacionamento, ativando ou restringindo potencialidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

1. Alliez E, organizador. Gilles Deleuze: uma vida fi losófi ca. São Paulo: Ed. 34; 2000.
2. Artaud A. Linguagem e vida. São Paulo: Perspectiva; 1995.
3. Artaud A. O teatro e seu duplo. 2 ed. São Paulo: Martins fontes; 1999.
4. Beckett S. O inominável. Rio de Janeiro: Nova fronteira; 1989.
5. Cohen R. Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva; 2002.
6. Cohen R. Work in progress na cena contemporânea. São Paulo: Perspectiva; 1998.
7. Deleuze G e Guattari F . Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed 34; 1995.
8. Deleuze G e Guattari F . O Que é Filosofi a? Rio de Janeiro: Ed 34; 2000.
9. Deleuze G. Crítica e Clínica. Trad. São Paulo: 34; 1997.
10. Deleuze G. O Pensamento do Exterior. São Paulo: Princípio; 1990.
11. Deleuze G, Parnet C. Diálogos. São Paulo: Ed Escuta; 1998.
12. Hardt M e Negri A. Império. Rio de Janeiro: Record; 2001.
13. Hardt M e Negri A. Multidão: Guerra e democracia na era do Império. Rio de Janeiro: Record; 2005.
14. Machado R. Zaratustra: tragédia nietzscheana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; 1997.
15. Nietzsche F. Ecce Homo. São Paulo: Companhia das Letras; 1995.
16. Nietzsche F. Além do Bem e do Mal: Prelúdio a uma Filosofi a do Futuro. São Paulo: Companhia das Letras; 1992.
17. Preciado B. Testo Yonqui. Madrid: Espasa; 2008.
18. Virno P. Virtuosismo e revolução: a idéia de “mundo” entre a experiência sensível e a esfera pública. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; 2008.
19. Virno P. Gramática da multidão: para uma análise das formas de vida contemporâneas. Santa Maria; 2003. Disponível em: http://es.wikipedia.org/wiki/Paolo_Virno.

Sites Consultados
http://pub.descentro.org/
http://metareciclagem.org/drupal/
http://submidia.radiolivre.org/submidialogia/
http://www.radiolivre.org/
http://cassandras.multiply.com
http://transversality.blogspot.com
http://www.interfaceg2g.org/
http://blogs.metareciclagem.org/efeefe/
http://www.midiatatica.info/
http://www.midiaindependente.org/
http://hemi.nyu.edu/
http://integracaosemposse.zip.net/
http://mapeia.blogspot.com/
http://picasaweb.google.com.br/catadores
Para EIA (Experiência Imersiva Ambiental) http://mapeia.blogspot.com

Downloads

Publicado

2010-04-30

Como Citar

Borges, . F., & Etlin, M. (2010). Imersões, reciclagens e singularidades. BIS. Boletim Do Instituto De Saúde, 12(1), 94–98. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/34035