Desafios e perspectivas para o ensino e a pesquisa em saúde coletiva

Autores

  • Tatiana Wargas de Faria Baptista Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Departamento de Administração e Planejamento em Saúde

DOI:

https://doi.org/10.52753/bis.2019.v20.34538%20

Palavras-chave:

Saúde coletiva, Reforma sanitária, Ensino em saúde

Resumo

O artigo aborda o projeto de formação em saúde coletiva que alavancou o movimento de reforma sanitária brasileira e que possibilitou a definição de uma nova política pública de saúde a partir da Constituição Federal de 1988. Discute as inflexões e constrangimentos que tal projeto sofreu com a consolidação das políticas de Saúde, Ciência e Tecnologia e do Sistema de Pós-Graduação, a partir da década de 1990. Aponta para os desafios da saúde coletiva como campo de conhecimento bem como os desafios como campo de prática, trazendo elementos da conjuntura para a sustentação da política pública de saúde na perspectiva da reforma sanitária.

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Publicado

2019-07-31

Como Citar

Wargas de Faria Baptista, T. (2019). Desafios e perspectivas para o ensino e a pesquisa em saúde coletiva. BIS. Boletim Do Instituto De Saúde, 20(1), 5–11. https://doi.org/10.52753/bis.2019.v20.34538