Resumo
A Secretaria Municipal de Saúde de Atibaia, visando à melhoria do Cuidado à Saúde, fortaleceu a Integração do Ensino-Serviço- -Comunidade celebrando o COAPES da Região Bragantina e estruturando o Núcleo de Educação Permanente (NEP). No ano de 2017, o NEP implantou o Programa de Recepção de Estagiário (PRE), com 88 alunos de graduação em Enfermagem. Foram sensibilizados previamente os atores, evidenciando sua importância na realização do estágio. O NEP foi à Universidade apresentar a estrutura e funcionamento da SMS/Atibaia, oportunizando aos alunos sanar dúvidas quanto rede municipal. Ao iniciar o estágio, os alunos foram recebidos pelas gestoras das Unidades, que haviam conversado anteriormente com os servidores sobre a inserção desses no serviço e a relação com os professores. Ao final, foi fundamental o feedback dos discentes e docentes para o serviço, que propuseram mudanças e sinalizaram aspectos positivos e negativos de cada campo de estágio. O PRE fortaleceu o vínculo discente-docente-servidor-comunidade. Os discentes aproveitaram o cenário da prática para o aprendizado e maior relação com a comunidade; os docentes desenvolveram atividades de ensino e pesquisa; no serviço, houve melhora no atendimento aos usuários, e os servidores tiveram a oportunidade de atualização e qualicação prossional.
Referências
Rev. Bras. Ed. Médica, 2008; 3(32):356-362.
2. Edler F., Fonseca M.R.F. Seleção de artigos da Série “História da Educação Médica no Brasil”, primeira parte. Cadernos da ABEM, 2006;
1(28): 1-4.
3. Zarpelon L.F.B, Terencio M.L., Batista NA. Integração ensino-serviço no contexto das escolas médicas brasileiras: revisão integrativa. 2017
[acesso em 10 de março de 2018]. Disponível em: www.cienciaesaudecoletiva.com.br/uploads/artigos/16087.doc.
4. Brasil. Ministério da Saúde. Ministério da Educação e Cultura. Portaria Interministerial nº 1.127, de 4 de agosto de 2015. Institui as
diretrizes para a celebração dos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), para o fortalecimento da integração
entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União, de 5 de agosto de 2015, nº 148,
Seção 1, pág. 193-5.
5, Gonzalo JD, Lucey C, Wolpaw T, Chang A. Value added clinical systems learning roles for medical students that transform education and
health: a guide for building partnership medical schools and health systems. Academic Medice First. 2016.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 Carmen Picoli Torres, Denise Marini, Kelly Janaina Munhoz , Maria Amélia Sakamiti Roda, Micaela Vieira Hadida, Celso Akio Maruta