Nova visão da integração ensino-serviço para melhoria do cuidado à saúde
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Palabras clave

Educação em saúde
Atenção básica
Gestão

Cómo citar

Picoli Torres, C., Marini, D., Munhoz , K. J. ., Sakamiti Roda, M. A., Vieira Hadida, . M., & Akio Maruta, C. (2018). Nova visão da integração ensino-serviço para melhoria do cuidado à saúde. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 19(supl), 63–66. Recuperado a partir de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/34580

Resumen

A Secretaria Municipal de Saúde de Atibaia, visando à melhoria do Cuidado à Saúde, fortaleceu a Integração do Ensino-Serviço- -Comunidade celebrando o COAPES da Região Bragantina e estruturando o Núcleo de Educação Permanente (NEP). No ano de 2017, o NEP implantou o Programa de Recepção de Estagiário (PRE), com 88 alunos de graduação em Enfermagem. Foram sensibilizados previamente os atores, evidenciando sua importância na realização do estágio. O NEP foi à Universidade apresentar a estrutura e funcionamento da SMS/Atibaia, oportunizando aos alunos sanar dúvidas quanto rede municipal. Ao iniciar o estágio, os alunos foram recebidos pelas gestoras das Unidades, que haviam conversado anteriormente com os servidores sobre a inserção desses no serviço e a relação com os professores. Ao final, foi fundamental o feedback dos discentes e docentes para o serviço, que propuseram mudanças e sinalizaram aspectos positivos e negativos de cada campo de estágio. O PRE fortaleceu o vínculo discente-docente-servidor-comunidade. Os discentes aproveitaram o cenário da prática para o aprendizado e maior relação com a comunidade; os docentes desenvolveram atividades de ensino e pesquisa; no serviço, houve melhora no atendimento aos usuários, e os servidores tiveram a oportunidade de atualização e qualicação prossional.

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Citas

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Derechos de autor 2018 Carmen Picoli Torres, Denise Marini, Kelly Janaina Munhoz , Maria Amélia Sakamiti Roda, Micaela Vieira Hadida, Celso Akio Maruta

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