Resumo
O COAPES compreende uma ação conjunta dos Ministérios da Saúde e Educação para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade. Este trabalho objetiva apresentar a experiência do município de Bragança Paulista como Coordenador de um COAPES Regional, composto por cinco municípios e cinco instituições de ensino, a partir da descrição de sua construção articulada, resultados preliminares e desafios para a sua consolidação. Para a sua estruturação se buscou a construção democrática, visando transparência e atendimento das demandas apresentadas. Dentre os resultados preliminares pode-se destacar: a formulação de projetos singulares, a organização da rede de serviços e a estruturação de processos formativos estruturados. A construção da Rede Escola no SUS e para o SUS busca impulsionar a integração ensino-serviço-comunidade nos territórios, seja no âmbito da formação técnica, da graduação, dos programas de residência e de pós-graduação em saúde.
Referências
Família no Brasil: monitoramento da implantação e funcionamento das equipes de saúde da família: 2001-2002. Brasília: Ministério da
Saúde, 2004.
2. Fundação Oswaldo Cruz. Laboratório de Informações em Saúde. Instituto de Comunicação e Informação em Ciência e tecnologia.
Avaliação de desempenho do sistema de saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2011.
3. Moimaz SAS, Saliba NA, Zina LG, Saliba O, Garbin CAS. Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais. Comunic Saude
Educ 2010 jan-mar 14 (32):69-79. Disponível: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-
32832010000100006&lng=pt&tlng=pt. 10.1590/S1414-32832010000100006 [acesso em 11fev 2015].
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