A experiência do município de Bragança Paulista como Coordenador de um COAPES Regional (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino – Saúde)
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Educação em Saúde
Redes
Recursos Humanos

Cómo citar

Dias de Oliveira Negrini, L. (2017). A experiência do município de Bragança Paulista como Coordenador de um COAPES Regional (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino – Saúde). Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 18(supl), 13–16. Recuperado a partir de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/34662

Resumen

O COAPES compreende uma ação conjunta dos Ministérios da Saúde e Educação para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade. Este trabalho objetiva apresentar a experiência do município de Bragança Paulista como Coordenador de um COAPES Regional, composto por cinco municípios e cinco instituições de ensino, a partir da descrição de sua construção articulada, resultados preliminares e desafios para a sua consolidação. Para a sua estruturação se buscou a construção democrática, visando transparência e atendimento das demandas apresentadas. Dentre os resultados preliminares pode-se destacar: a formulação de projetos singulares, a organização da rede de serviços e a estruturação de processos formativos estruturados. A construção da Rede Escola no SUS e para o SUS busca impulsionar a integração ensino-serviço-comunidade nos territórios, seja no âmbito da formação técnica, da graduação, dos programas de residência e de pós-graduação em saúde.

PDF (Português (Brasil))

Citas

1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Avaliação normativa do Programa Saúde da
Família no Brasil: monitoramento da implantação e funcionamento das equipes de saúde da família: 2001-2002. Brasília: Ministério da
Saúde, 2004.
2. Fundação Oswaldo Cruz. Laboratório de Informações em Saúde. Instituto de Comunicação e Informação em Ciência e tecnologia.
Avaliação de desempenho do sistema de saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2011.
3. Moimaz SAS, Saliba NA, Zina LG, Saliba O, Garbin CAS. Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais. Comunic Saude
Educ 2010 jan-mar 14 (32):69-79. Disponível: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-
32832010000100006&lng=pt&tlng=pt. 10.1590/S1414-32832010000100006 [acesso em 11fev 2015].
Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2017 Lisamara Dias de Oliveira Negrini

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...