Educação para o SUS

avaliação de um Programa de Aprimoramento Profissional em Saúde Coletiva na perspectiva de seus egressos

Autores

  • Luiza Sterman Heimann Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Instituto de Saúde
  • Márcio Derbli Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Instituto de Saúde
  • Aparecida Natália Rodrigues Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Instituto de Saúde
  • Aparecida Natália Rodrigues Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Instituto de Saúde

DOI:

https://doi.org/10.52753/bis.2017.v18.34787

Palavras-chave:

Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Capacitação em Serviço, Educação e Pós-Graduação em Saúde

Resumo

Esta pesquisa avaliou o Programa de Aprimoramento Profissional do Instituto de Saúde a partir da percepção dos egressos dos anos 2010 a 2016, considerando sua trajetória profissional e sua inserção no mercado de trabalho, por meio de um estudo de natureza avaliativa que utilizou métodos quali-quantitativos para levantamento dos dados. A análise do material obtido foi pautada pela Análise de Conteúdo, no que se refere à dimensão qualitativa, e pela Análise de Frequência dos dados quantitativos. Entre os resultados, destacam-se: a importância atribuída pelos egressos ao programa em sua formação profissional, em função do desenvolvimento de uma visão crítica sobre a realidade do ambiente de trabalho e de habilidades para uso de ferramentas importantes (como instrumentos de avaliação, por exemplo) na prática profissional no campo da Saúde Coletiva. Ainda em relação à formação, os dados apontam para a necessidade da revisão dos currículos das graduações da área da Saúde quanto ao ensino dos princípios do SUS, sua lógica de organização e funcionamento.

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Referências

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Publicado

2017-12-01

Como Citar

Sterman Heimann, . L. ., Derbli, . M. ., Rodrigues, A. N., & Rodrigues, A. N. (2017). Educação para o SUS: avaliação de um Programa de Aprimoramento Profissional em Saúde Coletiva na perspectiva de seus egressos. BIS. Boletim Do Instituto De Saúde, 18(2), 139–152. https://doi.org/10.52753/bis.2017.v18.34787