Resumen
Esta pesquisa avaliou o Programa de Aprimoramento Profissional do Instituto de Saúde a partir da percepção dos egressos dos anos 2010 a 2016, considerando sua trajetória profissional e sua inserção no mercado de trabalho, por meio de um estudo de natureza avaliativa que utilizou métodos quali-quantitativos para levantamento dos dados. A análise do material obtido foi pautada pela Análise de Conteúdo, no que se refere à dimensão qualitativa, e pela Análise de Frequência dos dados quantitativos. Entre os resultados, destacam-se: a importância atribuída pelos egressos ao programa em sua formação profissional, em função do desenvolvimento de uma visão crítica sobre a realidade do ambiente de trabalho e de habilidades para uso de ferramentas importantes (como instrumentos de avaliação, por exemplo) na prática profissional no campo da Saúde Coletiva. Ainda em relação à formação, os dados apontam para a necessidade da revisão dos currículos das graduações da área da Saúde quanto ao ensino dos princípios do SUS, sua lógica de organização e funcionamento.
Citas
Aprimoramento Profissional – Manual de Procedimentos Técnicos e Administrativos. São Paulo: Edições Fundap; 2006
3-FUNDAP – Fundação do Desenvolvimento Administrativo. Problemática dos Recursos Humanos em Saúde no Estado de São Paulo –
relatório final. São Paulo: Edições Fundap; 1992
4-INSTITUTO DE SAÚDE. Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Aprimoramento em saúde coletiva: reflexões.
São Paulo: Instituto de Saúde; 2000
5- Sancha CCM. A trajetória dos egressos do Programa de Aprimoramento Profissional: quem são e onde estão os enfermeiros,
fisioterapeutas e psicólogos dos anos de 1997 e 2002[Dissertação]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo; 2008
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de autor 2017 Luiza Sterman Heimann, Márcio Derbli, Aparecida Natália Rodrigues, Aparecida Natália Rodrigues