Resumo
Em São Bernardo do Campo, a organização e o desenvolvimento da Gestão da Atenção Básica é uma tarefa compartilhada. Para dar sustentabilidade para que os propósitos se concretizassem, foi elaborado um documento que contempla a política municipal da Atenção Básica e norteia gerentes de UBS e trabalhadores na condução dos seus processos de trabalho. O documento tem por objetivo ser uma ferramenta de gestão tanto para o nível central quanto para a gestão local das UBS, equipes e trabalhadores. Destacam-se: como realizar o cadastro e acompanhamento das famílias e métodos de organização do processo de trabalho; a importância dos sistemas de informação; como realizar o monitoramento dos dados; acolhimento e agendamento como estratégia de organização e ampliação do acesso. Espera-se com esse documento fortalecer a figura do gerente e dar sustentação às suas ações de gestor, bem como direcionar toda rede para um objetivo comum, visto que este impacta no processo saúde doença da população atendida.
Referências
2009;13(suppl.1):545-55.
2. Merhy EE. A reestruturação produtiva na saúde, a produção do cuidado e a cartografia do trabalho vivo em ato. São Paulo: Hucitec; 2002.
3. Ministério da Saúde. DATASUS. Cadastro Nacional de estabelecimentos de saúde. Brasília (DF); 2015.[acesso em 13 jun 2015]. Disponível em: http://
c n e s . d a t a s u s . g o v. b r / ´ M o d _ I n d _ U n i d a d e . a s p?VEstado=35&VMun=354870&VComp=201505&VUni
4. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Coordenação Nacional de
Saúde Bucal. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Brasília (DF); 2004.
5. Neves CAB. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. Cad.Saúde Pública. 2008;24: 1953-1955.