Estratégias de fortalecimento do Conselho Local de Saúde da Unidade Básica de Saúde “Wilma Delphina de Oliveira Garotti” - Vila Tibério
PDF

Palavras-chave

Participação Social
Controle Social
Sistema Único de Saúde

Como Citar

Rissato Narciso, E., & Cabral, . A. L. (2015). Estratégias de fortalecimento do Conselho Local de Saúde da Unidade Básica de Saúde “Wilma Delphina de Oliveira Garotti” - Vila Tibério. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 16(supl.), 100–105. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/35580

Resumo

O presente trabalho trata-se de um projeto de intervenção que visa fortalecer o Conselho Local de Saúde da Unidade Básica de Saúde Vila Tibério e objetiva refletir sobre a importância da articulação entre espaços públicos para a efetivação da participação e controle social, relatando sobre a importância do Conselho Local de Saúde (CLS) no serviço SUS, com efetiva participação na gestão das políticas de saúde da Unidade Básica de Saúde da Vila Tibério em Ribeirão Preto. O caminho metodológico utilizado para elaboração deste projeto foi: pesquisa bibliográfica sobre os temas de participação social, controle social, sistema único de saúde e relato de experiência da atuação do CLS, com propostas de estratégias de intervenção. Os resultados sugerem que após as propostas de intervenção, houve um aumento dos usuários com efetiva participação nas reuniões do Conselho Local, provando que os Conselhos são fundamentais para a reestruturação dos serviços de saúde, além de exercer controle social sobre a gestão do sistema de saúde, observamos a magnitude da participação social na consolidação do sistema público de saúde e aprendemos a superar posturas corporativas, construindo uma visão mais ampla de serviço público. O CLS tem a função de aproximar a comunidade na dinâmica dos serviços de saúde da unidade, fortalecer o controle social, através da efetivação da participação social, interagir com as demais organizações do bairro, identificar os problemas existentes na comunidade e levantar as ações estratégicas para solução dos problemas priorizados. Além de fortalecer o nosso CLS, queremos incentivar as demais Unidades Básicas de Saúde na formação do seu Conselho Local de Saúde, mostrando as vantagens de trabalhar junto com a participação social.

PDF

Referências

1. Brasil. Lei nº 8.142 de 28 de dezembro de 1990: Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde – SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.
2. Bordieu P. Contrafogos 2: por um movimento social europeu. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001, p. 53.
3. Carvalho AI. Conselhos de saúde no Brasil: participação cidadã e controle social. Rio de Janeiro: IBAM, 1995, p. 19-33.
4. Fagundes AGB. Sistema de Planejamento do SUS: uma construção Coletiva. 2.ed. Brasília (DF): 2009, p. 18.
5. Fonseca JE. Regimento interno do Conselho Local de Saúde. Piracicaba, 2012.
6. King DS. O Estado e as Estruturas Sociais de bem-estar em Democracias Industriais Avançadas. Novos Estudos, 22:53-76, 1988.
7. Rios JA. Participação. In: Silva B. (coordenador). Dicionário de Ciências Sociais. 2.ed. Rio de Janeiro: FGV, 1987,p.869-870.
8. Stotz ENA. A educação popular nos movimentos sociais da saúde: uma análise da experiência nas décadas de 1970 e 1980. Trabalho, educação e saúde, 2005;3(1):9-30.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...