Georreferenciamento das informações da mortalidade infantil
PDF

Palavras-chave

Georreferenciamento
Mortalidade infantil
Epidemiologia

Como Citar

Borlina Maia, P., & Benedito Marangone Camargo, A. (2015). Georreferenciamento das informações da mortalidade infantil: olhar para os diferenciais intraurbanos na Região Metropolitana de São Paulo. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 16(2), 26–36. https://doi.org/10.52753/bis.v16i2.35594

Resumo

O grande desenvolvimento tecnológico observado nos últimos anos propiciou a alocação de computadores individuais e de grande capacidade, a melhoria dos mapas cartográficos, o aprimoramento das bases de logradouros e de informação. Isso também permite que as informações das mais diferentes áreas possam ser melhor analisadas e observadas de uma forma mais prática. Resumidamente, pode-se considerar o georreferenciamento de um dado com endereço, como “o processo de associação desse dado a um mapa e pode ser efetuado de três formas básicas: associação a um ponto, a uma linha ou a uma área”. O exemplo aqui apresentado refere-se aos óbitos infantis de mães residentes na Área Metropolitana de São Paulo para 2012. Nos últimos anos a mortalidade infantil diminuiu acentuadamente no estado e nessa região, porém, permanecem diferenças importantes entre os vários estratos populacionais. Essa é apenas uma entre as muitas informações existentes e possíveis de serem utilizadas, uma vez que o potencial de utilização das informações para o estado de São Paulo é muito grande.

https://doi.org/10.52753/bis.v16i2.35594
PDF

Referências

1. Barcellos C. Problemas emergentes da Saúde Coletiva e a revalorização do espaço geográfico. In: Ary Carvalho de Miranda AC, Barcellos C, Moreira J, Monken M, organizadores. Território, ambiente e saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz;2008. v.1, p. 43-55.
2. Barcellos C, Ramalho WM, Gracie R, Magalhães MAFM, Fontes, M P, Skaba D. Georreferenciamento de dados de saúde na escala sub-municipal: algumas experiências no Brasil. Epidemiol Serv Saúde. 2008;17(1):59-70.
3. Bailey TC, Gatrell AC. Interactive spatial data analysis. Essex: Longman Scientific. 1995.
4. IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Aglomerados Subnormais: informações territoriais. Rio de Janeiro; 2010 [acesso em 31 março 2014]. Dosponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/aglomerados_subnormais_informacoes_territoriais/default_informacoes_territoriais.shtm
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2015 Paulo Borlina Maia, Antonio Benedito Marangone Camargo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...