Programa Primeiríssima infância
artigo

Palavras-chave

Primeira infância; Políticas públicas; Desenvolvimento infantil

Como Citar

Aratangy Pluciennik, G. (2015). Programa Primeiríssima infância : a experiência da atuação integrada entre as pastas de saúde, educação e desenvolvimento social. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 16(1), 14–22. https://doi.org/10.52753/bis.v16i1.37367

Resumo

Este artigo tem como proposta apresentar a experiência da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal com a implantação do Programa Primeiríssima Infância em 12 municípios do Estado de São Paulo, os desafi os encontrados, as estratégias utilizadas e os resultados obtidos. Criado com o objetivo de conceber um conjunto de estratégias para aprimorar as práticas de atendimento e cuidado à criança pequena e à gestante, por meio da disseminação de conhecimento sobre o desenvolvimento da Primeira Infância, período de vida que vai da gestação aos 6 anos, e do estímulo à mobilização comunitária e apoio à gestão e liderança. Iniciado em 2009, o Programa teve como foco a formação e o incentivo à atuação conjunta dos profi ssionais da saúde, educação e assistência social, propiciando uma visão integral e integrada da criança como sujeito de direitos, especialmente ao desenvolvimento pleno e saudável. Exitoso em seus objetivos, em 2013 o Programa ganhou escala e se tornou referência para outros municípios, tornando-se política de estado do governo do Estado de São Paulo. No ano seguinte, recebeu o Prêmio ALAS-BID, na categoria Best Innovation Award. Promovido pela Fundación América Latina en Acción Solidaria (ALAS) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Prêmio reconhece inovações e excelência em programas sociais que benefi ciam crianças na América Latina e Caribe

https://doi.org/10.52753/bis.v16i1.37367
artigo

Referências

1. Cypel S, organizador. Fundamentos do desenvolvimento infantil: da gestação aos 3 anos. São Paulo: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal; 2011.
2. Fundo das Nações Unidas para a Infância. Manual como realizar a semana do bebê em seu município. Brasília (DF); 2010. [acesso em 30 mar 2015]. Disponível em: http:// www.unicef.org/brazil/pt/br_semanadobebe.pdf.
3. Marino E, Pluciennik GA, organizadores. Histórico e fundamentação teórica do Programa São Paulo pela Primeiríssima. São Paulo: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, São Paulo, 2011.
4. Schweinhart LJ. The high/scope Perry preschool study through age 40. [acesso em 30 mar 2015]. Disponível em: http://www.highscope.org/file/Research/PerryProject/ specialsummary_ rev2011_02_2.pdf
5. Shonkoff JP. Proteger os cérebros, não apenas estimular as mentes. Science. 333. [acesso em 31 mar 2015]. Disponível em: http://www.fmcsv.org.br/pt-br/acervodigital/Paginas/Proteger-os-C%C3%A9rebros,-N%C3%A3oApenas-Estimular-as-Mentes-Jack-P.aspx
6. The Riksbank’s Prize in Economic Sciences: 2000. [acesso em 3 jul. 2015]. Disponível em: http://www. riksbank.se/en/The-Riksbank/Economics-prize/
7. Young ME, organizador. Do desenvolvimento da primeira infância ao desenvolvimento humano. São Paulo: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, 2010.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Gabriela Aratangy Pluciennik

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...