Complexidade, educação e saúde
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Palavras-chave

Educação e saúde
Humanização

Como Citar

da Silva, A. L. (2004). Complexidade, educação e saúde. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, (34), 19–19. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/37579

Resumo

Neste texto faço uma reflexão sobre o paradigma da Complexidade na Educação e na Saúde. Entendo que há necessidade de repensar o cuidar-tratar-ensinar-educar,
visando a humanização plena na saúde-doença. Apresento também minhas inquietações enquanto enfermeira, vivenciando e pesquisando um cuidar-tratarensinar-
educar linear, fragmentado e medicalizado. Desejo contribuir com uma reflexão sobre o tema que contemple a essência humana.
Assim, resgato os fundamentos teóricos-filosóficos de uma série de autores com notável produção sobre o tema. Isto posto, optei por dividir esta reflexão em três momentos: conceitos inerentes à teoria da complexidade, pilares para educação no século XXI e saúde humana.

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Referências

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