Bem-estar subjetivo e suas alterações ao longo da vida
artigo

Palavras-chave

Bem-estar

Como Citar

Otta, E., & Teixeira Fiquer, J. (2004). Bem-estar subjetivo e suas alterações ao longo da vida. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, (32), 10–10. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/37602

Resumo

Considerando a influência de estados emocionais sobre a saúde das pessoas, a presente pesquisa investigou o sentimento de bem estar subjetivo de homens e mulheres de quatro grupos etários, moradores de uma cidade do interior de São Paulo e de uma cidade praiana do Nordeste. Foram entrevistadas 165 pessoas que responderam a escalas de afetos positivos e negativos. O principal resultado foi a constatação de que os idosos se mostraram mais satisfeitos com a vida e menos nervosos quando comparados com pessoas mais jovens. Uma possível interpretação pode ser dada segundo a teoria da seletividade socioemocional, segundo a qual as emoções são mais bem reguladas à medida que as pessoas envelhecem.

artigo

Referências

MROCZEK, D. K. & KOLARZ, C. M.(1998). The effect of age on positive and negative affect: A developmental perspective on happiness. Journal of Personality and Social Psychology, 75, 1333 – 1349.
MYERS, D. G. (2000). The funds, friends, and faith of happy people. American Psychologist, 55, 56-67.
RYFF, C. D. & KEYES, C. L. M. (1995). The structure of psychological well-being revisited. Journal of Personality and Social Psychology, 69, 719- 727.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Emma Otta, Juliana Teixeira Fiquer

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...