Condições de vida e saúde
artigo

Palavras-chave

Sistema Único de Saúde

Como Citar

Ibanhes, L. C., & Heimann, L. S. (2002). Condições de vida e saúde. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, (28), 4–5. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/38227

Resumo

O Capítulo II, Seção II, Artigo 196 da Constituição de 1988 estabelece que: “A saúde é direito do todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco e de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. Nesse sentido, muitas vezes pode-se perceber que a temática da eqüidade é traduzida, tratada, recortada ou simplesmente confundida com o acesso aos serviços –universalidade da cobertura e integralidade em relação aos níveis de atenção. Ainda assim ou por isso mesmo, nos parece bastante pertinente e justificável tentar compreender saúde de um modo, se nos permitem, integral e universal, ou seja, ajustando no foco a multiplicidade e multidimensionalidade dos elementos e aspectos envolvidos no referido artigo –e não privilegiando o termo final da oração, referente ao acesso aos serviços –que de ‘porta de entrada’ da pesquisa social aplicada freqüentemente acaba se transformando em janela ou vitrô da mesma.

artigo

Referências

BREILH, J e GRANDA, E. (1986) Saúde na sociedade: investigação da saúde na sociedade. Instituto de Saúde - SP/ABRASCO. São Paulo.

BREILH, J. (1990) “Reprodução social e investigação em Saúde Coletiva”. In: Costa, D. C. (org.) P. 137-165.

Epidemiologia, Teoria e Objeto. Hucitec/ABRASCO, São Paulo.

CASTELLANOS, PL. (1991) Proyecto: Sistemas Nacionales de Vigilancia de la Situacion de Salud segun Condiciones de Vida y del Impacto de las Acciones de Salud y Bienestar. Borrador de trabajo, OPS/OMS – (mimeo).

CASTELLANOS, PL. (1992) Análise de la situación de salud y las ineqüidades en el salud. Organización

Panamericana de la Salud, Washington. D.C. (texto mimeo).

OPS. (1994) Salud y condiciones de vida. Las condiciones de salud en las Américas, vol 1, pp 1-36, Washington D.C., OPS. (Publicación científica n º 549)

PAIM, J. (1995) Abordagens Teórico-Conceituais em Estudos de Condições de Vida e Saúde: Algumas Notas para Reflexão e Ação. Em: Seminário Latino-Americano sobre Condições de Vida e Situação de Saúde. Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - ABRASCO, Memorial da América Latina. São Paulo, SP.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2002 Lauro César Ibanhes, Luiza Sterman Heimann

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...