Relato de experiência

travestis e transexuais em situação de rua e o processo de hormonioterapia pelo SUS

Autores

  • Enver Lamarca Oliveira Santos Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto - BOMPAR
  • Suzana Kalckmann Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Instituto de Saúde
  • Carolina de Campos Hovart Borrego Centro de Referência do Idoso da Zona Norte
  • Natália da Costa Sellinger Secretaria Municipal de Saúde de Jacareí (SP). Atenção Básica
  • Renata Rodriguez Imparato
  • Tereza Etsuko da Costa Rosa Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Instituto de Saúde

DOI:

https://doi.org/10.52753/bis.v22i1.38776

Palavras-chave:

Travestis, Transexuais, Pessoas em situação de rua, Consultório na rua, Hormonioterapia

Resumo

No contexto da Política Municipal de Atenção à Saúde Integral da População LGBTT do município de São Paulo e da disponibilização
da hormonioterapia para população transexual, objetiva-se relatar a vivência de um grupo de orientação sobre hormonioterapia
destinado a travestis e transexuais acolhidas em equipamentos sociais deste município. As atividades de roda de conversa foram
realizadas em um Centro de Acolhida, com o apoio de equipes de Consultório na Rua, além de uma médica e um psicólogo como facilitadores da atividade. Foram recorrentes nos relatos a vivência e naturalização da violência; as dificuldades de acesso aos serviços devido ao preconceito; e a automedicação com hormônios feminilizantes, pelo desejo intenso de mudanças no corpo. Os relatos apontaram, também, grande complexidade nas subjetividades das pessoas identificadas como trans. É necessário que o tema seja incluído de forma transversal em todos os processos de formação dos profissionais, pois a não observância do respeito à individualidade da sexualidade tem se constituído em importante barreira à adesão e ao estabelecimento de vínculos aos serviços de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais [internet]. Brasília (DF); 2013 [acesso em 05 dez 2018]. Disponível em:

< http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_lesbicas_gays. pdf>

GGB - Grupo Gay da Bahia. O que é o GGB (nossa história) [internet] [acesso em 4 out 2021]. Disponível em: https://grupogaydabahia. com.br/about/o-que-e-o-ggb-nossa-historia/.

Muller MI, Knauth DR. Desigualdades no SUS: o caso de atendimento às travestis é babado. Cadernos EBAPE. 2008; 6(2):1-14.

Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Documento norteador dos consultórios na Rua [internet]. 2016 [acesso em 5 dez 2018]. Disponível em: https:// www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/norteadorconsultoriona%20ruabaixa23122016.pdf.

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Programa Operação Trabalho LGBT [internet] [acesso em 5 fev 2019]. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/ secretarias/direitos_humanos/lgbt/programas_e_projetos/index.php?p=150965.

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Projeto Reinserção Social Transcidadania [internet] [acesso em 5 dez 2018]. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/desenvolvimento/cursos/operacao_trabalho/index.php?p=170430.

GGB - Grupo Gay da Bahia. O que é o GGB (nossa história) [internet] [acesso em 4 out 2021] . Disponível em: https://grupogaydabahia.

com.br/about/o-que-e-o-ggb-nossa-historia/.

Mott L, Michels E. Assassinatos de LGBT no Brasil [internet] [acesso em 6 fev 2019]. Disponível em: https:// homofobiamata.files.wordpress.com/2017/12/relatorio-2081.pdf.

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Política Municipal de Atenção à saúde Integral da População LGBT: apresentação do Plano operativo 2014/2015 [internet]. 2021 [acesso em 4 out 2021]. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/direitos_humanos/participacao_social/Relatoria%20Final%20LGBT%20Saude.pdf.

Prado B. Prefeitura inicia atendimento de hormonioterapia para transexuais [internet]. Prefeitura Municipal de São Paulo. 1 out 2015 [acesso em 5 dez 2018]. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=204474.

Santos ELO. A longitudinalidade e o controle da tuberculose: intervenções de equipes de Consultório na Rua no Município de São Paulo [dissertação]. São Paulo: (acrescentar a instituição) 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

Santos, E. L. O., Kalckmann, S., Borrego, C. de C. H., Sellinger, N. da C., Imparato, R. R., & Rosa, T. E. da C. (2021). Relato de experiência : travestis e transexuais em situação de rua e o processo de hormonioterapia pelo SUS. BIS. Boletim Do Instituto De Saúde, 22(1), 111–117. https://doi.org/10.52753/bis.v22i1.38776

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>