Relato de experiência
PDF

Palavras-chave

Travestis
Transexuais
Pessoas em situação de rua
Consultório na rua
Hormonioterapia

Como Citar

Santos, E. L. O., Kalckmann, S., Borrego, C. de C. H., Sellinger, N. da C., Imparato, R. R., & Rosa, T. E. da C. (2021). Relato de experiência : travestis e transexuais em situação de rua e o processo de hormonioterapia pelo SUS. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 22(1), 111–117. https://doi.org/10.52753/bis.v22i1.38776

Resumo

No contexto da Política Municipal de Atenção à Saúde Integral da População LGBTT do município de São Paulo e da disponibilização
da hormonioterapia para população transexual, objetiva-se relatar a vivência de um grupo de orientação sobre hormonioterapia
destinado a travestis e transexuais acolhidas em equipamentos sociais deste município. As atividades de roda de conversa foram
realizadas em um Centro de Acolhida, com o apoio de equipes de Consultório na Rua, além de uma médica e um psicólogo como facilitadores da atividade. Foram recorrentes nos relatos a vivência e naturalização da violência; as dificuldades de acesso aos serviços devido ao preconceito; e a automedicação com hormônios feminilizantes, pelo desejo intenso de mudanças no corpo. Os relatos apontaram, também, grande complexidade nas subjetividades das pessoas identificadas como trans. É necessário que o tema seja incluído de forma transversal em todos os processos de formação dos profissionais, pois a não observância do respeito à individualidade da sexualidade tem se constituído em importante barreira à adesão e ao estabelecimento de vínculos aos serviços de saúde.

https://doi.org/10.52753/bis.v22i1.38776
PDF

Referências

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais [internet]. Brasília (DF); 2013 [acesso em 05 dez 2018]. Disponível em:

< http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_lesbicas_gays. pdf>

GGB - Grupo Gay da Bahia. O que é o GGB (nossa história) [internet] [acesso em 4 out 2021]. Disponível em: https://grupogaydabahia. com.br/about/o-que-e-o-ggb-nossa-historia/.

Muller MI, Knauth DR. Desigualdades no SUS: o caso de atendimento às travestis é babado. Cadernos EBAPE. 2008; 6(2):1-14.

Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Documento norteador dos consultórios na Rua [internet]. 2016 [acesso em 5 dez 2018]. Disponível em: https:// www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/norteadorconsultoriona%20ruabaixa23122016.pdf.

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Programa Operação Trabalho LGBT [internet] [acesso em 5 fev 2019]. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/ secretarias/direitos_humanos/lgbt/programas_e_projetos/index.php?p=150965.

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Projeto Reinserção Social Transcidadania [internet] [acesso em 5 dez 2018]. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/desenvolvimento/cursos/operacao_trabalho/index.php?p=170430.

GGB - Grupo Gay da Bahia. O que é o GGB (nossa história) [internet] [acesso em 4 out 2021] . Disponível em: https://grupogaydabahia.

com.br/about/o-que-e-o-ggb-nossa-historia/.

Mott L, Michels E. Assassinatos de LGBT no Brasil [internet] [acesso em 6 fev 2019]. Disponível em: https:// homofobiamata.files.wordpress.com/2017/12/relatorio-2081.pdf.

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Política Municipal de Atenção à saúde Integral da População LGBT: apresentação do Plano operativo 2014/2015 [internet]. 2021 [acesso em 4 out 2021]. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/direitos_humanos/participacao_social/Relatoria%20Final%20LGBT%20Saude.pdf.

Prado B. Prefeitura inicia atendimento de hormonioterapia para transexuais [internet]. Prefeitura Municipal de São Paulo. 1 out 2015 [acesso em 5 dez 2018]. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=204474.

Santos ELO. A longitudinalidade e o controle da tuberculose: intervenções de equipes de Consultório na Rua no Município de São Paulo [dissertação]. São Paulo: (acrescentar a instituição) 2020.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Enver Lamarca Oliveira Santos, Suzana Kalckmann, Carolina de Campos Hovart Borrego, Natália da Costa Sellinger, Renata Rodriguez Imparato, Tereza Etsuko da Costa Rosa

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...