Redução de danos e educação
pdf

Palavras-chave

Educação
Prevenção
Redução de danos
Vulnerabilidade

Como Citar

Sodelli, M. (2020). Redução de danos e educação. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 21(2), 175–181. https://doi.org/10.52753/bis.v.21i2.39698

Resumo

A relação entre a área de Educação e o uso de drogas é fortemente atravessada pelos pressupostos proibicionistas. A consequência
disso é que os projetos preventivos desenvolvidos no âmbito educacional balizados por esta postura de “guerra às drogas” fracassam, pois não conseguem alcançar o seu principal objetivo: impedir o consumo de drogas (abstinência total). Além de ineficazes, esses projetos preventivos contribuem negativamente para aumentar o estigma e o preconceito ao usuário de drogas, disseminado informações equivocadas sobre esse complexo fenômeno. Assim, o presente artigo tem como objetivo desenvolver um estudo de aproximação da noção de vulnerabilidade e da abordagem de Redução de Danos como novos fundamentos para a área de Educação, reafirmando a importância do rompimento definitivo com os pressupostos proibicionistas.

https://doi.org/10.52753/bis.v.21i2.39698%20
pdf

Referências

Sodelli M. Aproximando sentidos: formação de professores, educação, drogas e ações redutoras de vulnerabilidade [tese]. São Paulo:

Faculdade de Psicologia. Pontifícia Universidade Católica; 2006.

Alves JAL. Os direitos humanos como tema global. São Paulo: Perspectiva; 1994.

Mann J., Tarantola DJM, Netter TW. (Orgs). A aids no mundo. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, ABIA,; 1993.

Ayres JRCM., França Júnior I, Calazans GJ. Aids, vulnerabilidade e prevenção. II Seminário Saúde Reprodutiva em Tempos de Aids. Rio de Janeiro: IMS; 1997.

Bucher R. Drogas e sexualidade nos tempos da aids. Brasília: UnB; 1996.

Macrae E. A excessiva simplificação da questão das drogas nas abordagens legislativas. In: Ribeiro MM, Seibel SD, organizadores.

Drogas: hegemonia do cinismo. São Paulo: Ed. Memorial; 1997. p.327-334.

Ayres JRCM, França Júnior I.; Calazans G J.; Saletti Filho

HCS. Vulnerabilidade e prevenção em tempos de aids. In: Barbosa RM, Parker RG, organizadores. Sexualidade pelo avesso; direitos, identidade e poder. Rio de Janeiro: IMS; 1999.p.49-72.

Sodelli M. Uso de drogas e prevenção: da desconstrução da postura proibicionista às ações redutoras de vulnerabilidade. São Paulo: Via Verita; 2016.

Sodelli M, Cavallari C. A Redução de Danos enquanto estratégia para a prevenção ao uso de drogas na escola. In: Seibel S. Dependência em drogas. São Paulo: Atheneu; 2006.

Escohotado A. História general de las drogas. 3ª ed. Madrid: Alianza; 2000.

Placco VMNS, Lima FFT, Sodelli M, Morgado TR P. Representações sociais de professores do Ensino Fundamental sobre drogas: primeiras impressões de uma análise. VI Encontro de Pesquisa em Educação - região sudeste, 2004. Rio de Janeiro; 2004.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Marcelo Sodelli

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...