Resumen
A relação entre a área de Educação e o uso de drogas é fortemente atravessada pelos pressupostos proibicionistas. A consequência
disso é que os projetos preventivos desenvolvidos no âmbito educacional balizados por esta postura de “guerra às drogas” fracassam, pois não conseguem alcançar o seu principal objetivo: impedir o consumo de drogas (abstinência total). Além de ineficazes, esses projetos preventivos contribuem negativamente para aumentar o estigma e o preconceito ao usuário de drogas, disseminado informações equivocadas sobre esse complexo fenômeno. Assim, o presente artigo tem como objetivo desenvolver um estudo de aproximação da noção de vulnerabilidade e da abordagem de Redução de Danos como novos fundamentos para a área de Educação, reafirmando a importância do rompimento definitivo com os pressupostos proibicionistas.
Citas
Sodelli M. Aproximando sentidos: formação de professores, educação, drogas e ações redutoras de vulnerabilidade [tese]. São Paulo:
Faculdade de Psicologia. Pontifícia Universidade Católica; 2006.
Alves JAL. Os direitos humanos como tema global. São Paulo: Perspectiva; 1994.
Mann J., Tarantola DJM, Netter TW. (Orgs). A aids no mundo. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, ABIA,; 1993.
Ayres JRCM., França Júnior I, Calazans GJ. Aids, vulnerabilidade e prevenção. II Seminário Saúde Reprodutiva em Tempos de Aids. Rio de Janeiro: IMS; 1997.
Bucher R. Drogas e sexualidade nos tempos da aids. Brasília: UnB; 1996.
Macrae E. A excessiva simplificação da questão das drogas nas abordagens legislativas. In: Ribeiro MM, Seibel SD, organizadores.
Drogas: hegemonia do cinismo. São Paulo: Ed. Memorial; 1997. p.327-334.
Ayres JRCM, França Júnior I.; Calazans G J.; Saletti Filho
HCS. Vulnerabilidade e prevenção em tempos de aids. In: Barbosa RM, Parker RG, organizadores. Sexualidade pelo avesso; direitos, identidade e poder. Rio de Janeiro: IMS; 1999.p.49-72.
Sodelli M. Uso de drogas e prevenção: da desconstrução da postura proibicionista às ações redutoras de vulnerabilidade. São Paulo: Via Verita; 2016.
Sodelli M, Cavallari C. A Redução de Danos enquanto estratégia para a prevenção ao uso de drogas na escola. In: Seibel S. Dependência em drogas. São Paulo: Atheneu; 2006.
Escohotado A. História general de las drogas. 3ª ed. Madrid: Alianza; 2000.
Placco VMNS, Lima FFT, Sodelli M, Morgado TR P. Representações sociais de professores do Ensino Fundamental sobre drogas: primeiras impressões de uma análise. VI Encontro de Pesquisa em Educação - região sudeste, 2004. Rio de Janeiro; 2004.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de autor 2020 Marcelo Sodelli