Redução de danos e educação
pdf (Português (Brasil))

Palabras clave

Educação
Prevenção
Redução de danos
Vulnerabilidade

Cómo citar

Sodelli, M. (2020). Redução de danos e educação. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 21(2), 175–181. https://doi.org/10.52753/bis.v.21i2.39698

Resumen

A relação entre a área de Educação e o uso de drogas é fortemente atravessada pelos pressupostos proibicionistas. A consequência
disso é que os projetos preventivos desenvolvidos no âmbito educacional balizados por esta postura de “guerra às drogas” fracassam, pois não conseguem alcançar o seu principal objetivo: impedir o consumo de drogas (abstinência total). Além de ineficazes, esses projetos preventivos contribuem negativamente para aumentar o estigma e o preconceito ao usuário de drogas, disseminado informações equivocadas sobre esse complexo fenômeno. Assim, o presente artigo tem como objetivo desenvolver um estudo de aproximação da noção de vulnerabilidade e da abordagem de Redução de Danos como novos fundamentos para a área de Educação, reafirmando a importância do rompimento definitivo com os pressupostos proibicionistas.

https://doi.org/10.52753/bis.v.21i2.39698%20
pdf (Português (Brasil))

Citas

Sodelli M. Aproximando sentidos: formação de professores, educação, drogas e ações redutoras de vulnerabilidade [tese]. São Paulo:

Faculdade de Psicologia. Pontifícia Universidade Católica; 2006.

Alves JAL. Os direitos humanos como tema global. São Paulo: Perspectiva; 1994.

Mann J., Tarantola DJM, Netter TW. (Orgs). A aids no mundo. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, ABIA,; 1993.

Ayres JRCM., França Júnior I, Calazans GJ. Aids, vulnerabilidade e prevenção. II Seminário Saúde Reprodutiva em Tempos de Aids. Rio de Janeiro: IMS; 1997.

Bucher R. Drogas e sexualidade nos tempos da aids. Brasília: UnB; 1996.

Macrae E. A excessiva simplificação da questão das drogas nas abordagens legislativas. In: Ribeiro MM, Seibel SD, organizadores.

Drogas: hegemonia do cinismo. São Paulo: Ed. Memorial; 1997. p.327-334.

Ayres JRCM, França Júnior I.; Calazans G J.; Saletti Filho

HCS. Vulnerabilidade e prevenção em tempos de aids. In: Barbosa RM, Parker RG, organizadores. Sexualidade pelo avesso; direitos, identidade e poder. Rio de Janeiro: IMS; 1999.p.49-72.

Sodelli M. Uso de drogas e prevenção: da desconstrução da postura proibicionista às ações redutoras de vulnerabilidade. São Paulo: Via Verita; 2016.

Sodelli M, Cavallari C. A Redução de Danos enquanto estratégia para a prevenção ao uso de drogas na escola. In: Seibel S. Dependência em drogas. São Paulo: Atheneu; 2006.

Escohotado A. História general de las drogas. 3ª ed. Madrid: Alianza; 2000.

Placco VMNS, Lima FFT, Sodelli M, Morgado TR P. Representações sociais de professores do Ensino Fundamental sobre drogas: primeiras impressões de uma análise. VI Encontro de Pesquisa em Educação - região sudeste, 2004. Rio de Janeiro; 2004.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2020 Marcelo Sodelli

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...