Revisão narrativa sobre os conceitos e os princípios do design instrucional de cursos on-line
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Palavras-chave

Educação a distância
design instrucional
design educacional

Como Citar

Bonilha Dubugras, M. T. (2022). Revisão narrativa sobre os conceitos e os princípios do design instrucional de cursos on-line. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 23(2), 57–72. https://doi.org/10.52753/bis.v23i2.39863

Resumo

A criação da Internet e de outras novas tecnologias de informação e de comunicação revitalizou a educação a distância, fornecendo
diversos métodos e recursos para os designers instrucionais. O presente estudo teve como objetivo discutir os conceitos de distância transacional, autonomia, personalização e de acessibilidade no design instrucional de cursos on-line direcionados para
jovens e adultos. Não existe um modelo único a ser seguido, ao contrário, os cursos a distância on-line podem ter diferentes formatos, por exemplo, direcionados a um público massivo, sem a participação direta do professor na execução, ou elaborados para
pequenos grupos, com regras condicionais para uma personalização individual, com um contato direto entre o professor (facilitador)
e o estudante (aprendiz). A EaD on-line tem potencial para evoluir
junto com as novas tecnologias, não é apenas como uma estratégia
para facilitar o acesso físico a um curso ou só para reduzir custos
e sim como um conjunto de métodos e de recursos que podem
aprimorar a aquisição de conhecimento.

https://doi.org/10.52753/bis.v23i2.39863
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