Resumo
A divulgação científica no Brasil ganhou notoriedade e destaque na Internet nas últimas décadas, possibilitando o surgimento de
diversas iniciativas como os podcasts. Neste artigo, abordamos o fluxo de produção do Podcast Microbiando, um projeto de extensão Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro na cobertura de temas da área da Microbiologia e Imunologia de forma contextualizada. Descrevemos brevemente as etapas necessárias para a produção de um episódio do Microbiando, incluindo: rotina de reuniões, produção dos roteiros, gravação dos episódios, edição, criação de artes das capas, pós-produção do episódio e
divulgação. Expusemos também algumas estatísticas do Podcast Microbiando, como: quantidade de downloads, país de origem dos
ouvintes, temas mais abordados e episódios mais baixados. O Podcast Microbiando é centrado na formação acadêmica dos alunos
de graduação e pós-graduação que compõem o projeto de Extensão Universitária. Além disso, a equipe do Microbiando acredita
que a divulgação científica é essencial na formação de cidadãos responsáveis.
Referências
Hammersley B. Audible Revolution. The Guardian [Internet]. 2004 [acesso em 10 jul 2021]. Disponível em: http://www.theguardian.com/media/2004/feb/12/broadcasting.digitalmedia
Berry R. Podcasts and Vodcasts. Inter Enc Jour Studies [Internet]. 2019 [acesso em 15 set 2022] 29;1–5. doi:10.1002/9781118841570.iejs0182.
Jham BC, Duraes GV, Strassler HE, Sensi LG. Joining the Podcast Revolution. J Dental Educ. [Internet] 2008 [acesso em 15 set 2022]; 72(3): 278–281.doi:10.1002/j.0022-0337.2008.72.3.tb04493.x
Casares DR. Embracing the Podcast Era: Trends, Opportunities, & Implications for Counselors. J Creat Men Health. 2020; 1–16. doi:10.1080/15401383.2020.1816865
Matrix S. The Netflix Effect: Teens, Binge Watching, and On-Demand Digital Media Trends. Jeunesse: Young People, Texts, Cultures. 2014;6(1), 119-138.doi:10.1353/jeu.2014.0002.
Madden M. Podcast downloading [Internet]. Pew Research Internet Project. 2006 [acesso em 20 dez 2021]. Disponível em: http://www.pewinternet.org/2006/11/22/podcast-downloading/
Madden M, Jones S. Podcast downloading 2008 [Internet]. Pew Research Internet Project. 2008 [acesso em 10 ago 2021]. Disponível
em: http://www.pewinternet.org/2008/08/28/podcast-downloading-2008/
Winn R. 2021 podcasts stats & facts [Internet] Podcast Insights. 2021 [acesso em 10 ago 2022]. Disponível em: https://www.podcastinsights.com/podcast-statistics/
Associação Brasileira de Podcasters. Podpesquisa produtores 2020-2021. [Internet] 2021 [acesso em 15 set 2022]. Disponível em: https://abpod.org/wp-content/uploads/2021/10/Podpesquisa-Produtor-2020-2021_Abpod-Resultado-ATUALIZADO.pdf
Berry R. A Golden Age of Podcasting? Evaluating Serial in the Context of Podcast Histories. J Rad Aud Media [Internet]. 2015 [acesso em 15 set 2022];22(2):170–178. doi:10.1080/19376529.2015.1083363.
Santos J, Rocha B, Passaglio K. Extensão Universitária e Formação no Ensino Superior. Rev Bras Ext Univ [Internet]. 2016 [acesso em 10 ago 2022]; 7(1):23-28.doi.org/10.36661/2358-0399.2016v7i1.3087.
Forproex - Sesu. Plano Nacional de Extensão Universitária [Internet]. 2001 [acesso em 10 ago 2022]. Disponível em: https://uemg.br/downloads/plano_nacional_de_extensao_universitaria.pdf
Goldman T. The Impact of Podcasts in Education. Advanced Writing: Pop Cult Inters [Internet]. 2018 [acesso em 15 set 2022];29:1-15. Disponível em:https://scholarcommons.scu.edu/engl_176/29
Jesus WB. Podcast e educação: um estudo de caso [dissertação]. São Paulo: Instituto de Biociências do Campus de Rio Claro da Universidade Estadual Paulista; 2014.
Figueira ACP, Bevilaqua DV. Podcasts de divulgação científica: levantamento exploratório dos formatos de programas brasileiros. Reciis [Internet]. 2022[acesso em 10 ago 2022];16(1):120-138. https://doi.org/10.29397/reciis.v16i1.2458.
Menegusse RB, Silva TRC, Gomes FT. Divulgação Científica: o uso de redes sociais para divulgação de trabalhos acadêmicos. ANALECTA. 2021;7(2).
Queiroz MR. Divulgação científica: difusão do conhecimento permitindo a geração de mais conhecimentos. BIS, Bol Inst Saude [Internet]. 2020 [acesso em 10 ago 2022];21(1):105–109. https://doi.org/10.52753/bis.2020.v21.36733.
Bueno WC. A divulgação científica no universo digital: o protagonismo dos portais, blogs e mídias sociais. In: Produção e difusão de ciência na cibercultura: narrativas em múltiplos olhares. 2018:55–68.
Fontes DTM. Uma comparação das visualizações e inscrições em canais brasileiros de divulgação científica e de pseudociência no YouTube. J Sci Comm [Internet]. 2021:04(01). https://doi.org/10.22323/3.04010201
Duarte JB. Um Megazord contra a anticiência: a ciência e a divulgação científica no Science Vlogs Brasil [dissertação]. Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz; 2019.
Carvalho VB, Massarani L. A representação da ciência no Science Vlogs Brasil: uma análise de canais de divulgação científica. Comu Soci [Internet]. 2021 [acesso em 10 ago 2022];43(2):155-187. https://doi.org/10.15603/2175-7755/cs.
Schmidt AC. Podcast como ferramenta de divulgação científica: um estudo de casos comparados. Porto Alegre: Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de
Biblioteconomia.
Bueno LM, Fonseca AA. Panorama da divulgação científica brasileira no YouTube e nos podcasts. In: 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação [Internet]; 2020 [acesso em 16 set 2022]. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-0698-1.pdf
MacKenzie LE. Science podcasts: analysis of global production and output from 2004 to 2018. R Soc Open Sci [Internet]. 2019 [acesso em 16
set 2022];6(1):1-18. https://doi.org/10.1098/rsos.180932.
Chaves de Vasconcelos AE, Rodrigues LRA, Rodrigues ELS, Silva VMC, Da Silva LCR, Romanguera AMA, Barbosa BGV, Rocha SW. Produção de Podcasts: uma perspectiva para continuidade da extensão universitária. Rev Ext UPE [Internet]. 2021 [acesso em 16 set 2022];6(1):46-51. https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.176.pp46-51.
Dantas-Queiroz MV, Wentzel LCP, Quiroz LL. Science communication podcasting in Brazil: the potential and challenges depicted by two podcasts. Ann Braz Acad Scie [Internet]. 2018 [acesso em 16 out 2022];90(2):1891-1901. https://doi.org/10.1590/0001-3765201820170431.
Ribeiro MRP. O Uso do Podcast para Ensino- Aprendizagem: projeto Mediar Extensão Universitária em escolas de ensino médio de Joinville/SC. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias [Internet]. 2020 [acesso em 16 out 2022]. Disponível
em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1731/1379
Lettini SE. Using ASM Podcasts to Excite Undergraduate Students about Current Microbiological Research. J Micro Bio Edu [Internet]. 2014 [acesso em 16 out 2022];15(2):330-331. https://doi.org/10.1128/jmbe.v15i2.796.
Quintana DS, Heathers JAJ. How Podcasts can Benefit Scientific Communities. Trends Cogn Sci [Internet].
[acesso em 10 dez 2022];25(1):3-5. https://doi.org/10.1016/j.tics.2020.10.003.
Microbiando: Melhor dez anos a mil do que mil anos a dez? [Internet]. Leandro Lobo, Rosana Ferreira, Ana Carolina Oliveira, Juliana Echevarria Lima, Sidcley Lyra, Cecília Vieira, Dener Oliveira, Gustavo Meira, Úrsula Lopes e Matheus Leal: A Ciência Explica.
abril 2018 [acesso em 10 set 2020]. Podcast: 32min. Disponível em: http://www.cienciaexplica.com.br/2018/04/26/podcast-microbiando-1.
Abud M, Ishikawa CY, Gonzaga LD. Tendências do Podcast no Brasil: formatos e demandas. São Paulo: Faculdade Armando Alvares Penteado; 2019.
Rondini CA, Pedro KM, Duarte CS. Pandemia do COVID-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Educação [Internet]. 2020 [acesso em 10 set 2021];10(1):41–57. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57.
Associação Brasileira de Podcasters. PodPesquisa 2018. Podcast no Brasil [Internet] 2018 [acesso em 20 set 2021]. Disponível em: https://www.slideshare.net/greicematos/podpesquisa-2018-podcast-no-brasil
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Sidcley Silva de Lyra, Adriana Cabanelas, Rosana B. R. Ferreira, Juliana Echevarria-Lima, Ana Carolina de Oliveira, Leandro Araujo Lobo