“Sua esmola também mata.”
pdf

Palavras-chave

pessoas em situação de rua
aporofobia
esmolas

Como Citar

Santos de Souza MeloI, M. (2023). “Sua esmola também mata.”: uma análise discursiva das reações a campanhas contra esmolas no Instagram. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 24(1), 31–40. https://doi.org/10.52753/bis.v24i1.40002

Resumo

Este estudo se propõe a refletir a respeito da repercussão de campanhas contrárias à doação de esmolas a pessoas em situação de
rua, que vêm se tornando frequentes em algumas cidades brasileiras. Nosso objetivo é identificar quais as principais teses defendidas pelos segmentos responsáveis por essas campanhas e pelas pessoas que as apoiam. Para isso, vamos tomar como corpus alguns cartazes que foram publicados no Instagram do Padre Júlio Lancellotti e os comentários de internautas a favor das campanhas, publicados no mesmon Instagram. Para a descrição e análise dos dados recorremos aos pressupostos da Teoria Semiolinguística do Discurso, o que nos permitiu, a partir da descrição dos principais procedimentos associados aos
modos de organização enunciativo, descritivo, narrativo e argumentativo, propostos por Charaudeau (2008)1, identificar os imaginários representados nos discursos em questão. A partir das análises, constatamos que os discursos contrários às esmolas se fundamentam em valores de ordem ética e pragmática pautados na tese de que as doações são diretamente responsáveis pela manutenção das pessoas na rua e por todos os prejuízos que isso pode causar.

https://doi.org/10.52753/bis.v24i1.40002
pdf

Referências

Charaudeau P. Linguagem e discurso : os modos de organização. São Paulo: Contexto; 2008.

Lancelotti J. Ajude não ajudando. Sua boa intenção pode estar contribuindo com a criminalidade [...] [internet], 05 mar 2022 [acesso em 13 out 2022]. 1 figura. Instagram:@padrejulio.lancellotti. Disponível em: http://instagram.com/p/Cat2i10O4R9

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pnad contínua: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios [internet]. 2022 [acesso em 17 nov 2022]. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9171-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-mensal.html?=&t=destaques

Natalino M. Estimativa da população em situação de rua no Brasil (2012-2022). Brasília (DF): Ipea; 2022.

Rede Rua. Política Nacional para Inclusão Social da População em Situação de Rua [internet]. 2009c [acesso em 13 jul 2021]. Disponível em http://www.rederua.org.br/pub/polnac_inclsoc.pdf

Nielson JG, Wermuthz MAD. Os higienistas estão voltando: biopolítica, classes subalternizadas e ocupação do espaço urbano no Brasil. Revista de Direito da Cidade. 2018; 2(10): 596-619.

Cor tina A. Aporofobia: a aversão ao pobre, um desafio para a democracia. Febre D, tradutor. São Paulo: Contracorrente; 2020.

Melo MSS. Da polêmica aos discursos de ódio: um estudo da recepção no twitter sob a perspectiva semiolinguística.

Revista de Estudos da Linguagem 2020 [acesso em 15 out 2022]; 4(28):1959-1982. Disponível em: http://www.periodicos. letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/16694/pdf_1

Mello RFL. Economia da esmola e subdesenvolvimento sustentável: a Legião da Boa Vontade (1950-2001) [tese]. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP;2008.

Beltrami A. A esmola: o banco mais vantajoso e infalível. São Paulo: Matyria; 2017.

Bíblia. Nova Bíblia Pastoral. São Paulo: Paulus; 2014.

Pontifício Conselho de Justiça e Paz. Compêndio da doutrina social da igreja. São Paulo: Paulinas; 2005.

Bonatto FRO, Ribeiro DC, Salles JC, Stoppa LM, Freitas R. Dar e receber esmolas e processo de subjetivação. Psicologia em Revista. 2007; 2(13):339-62.

Charaudeau P. Os estereótipos, muito bem: os imaginários, ainda melhor. Entrepalavras. 2017; 7(1): 571-591.

Piza MV. O fenômeno Instagram: considerações sob a perspectiva tecnológica. Brasília: Universidade Federal de Brasília, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Ciências Sociais.

Recuero R. O capital social em rede: como as redes sociais na internet estão gerando novas formas de capital social. Contemporânea,

comunicação e cultura. 2012; 3(10): 597-617.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Mônica Santos de Souza MeloI

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...