Acesso avançado na Atenção Primária de São Bernardo do Campo/SP
pdf

Palavras-chave

Acesso avançado
Gestão do cuidado
Atenção Primária

Como Citar

Navajas de Sá Leite, B., & Martins de Oliveira Viana, M. (2023). Acesso avançado na Atenção Primária de São Bernardo do Campo/SP: Desafios e potencialidades. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 24(2), 41–46. https://doi.org/10.52753/bis.v24i2.40157

Resumo

O artigo aborda o tema Acesso Avançado (AA), implantado em 2019 em São Bernardo do Campo (SBC), e tem como objetivo analisar a percepção das equipes a respeito desse dispositivo para organização da demanda na Atenção Primária. Por meio da aplicação de
questionários, pôde-se observar que todos os integrantes da equipe participavam da prática do AA. As principais dificuldades apontadas envolviam a alta rotatividade de profissionais, defasagem do quadro de RH e espaço físico inadequado. Frente às dificuldades, as equipes encontraram, por iniciativa própria, soluções destinadas à melhoria da prática do AA e passaram a percebê-lo como arranjo para fortalecimento de vínculo e resolutividade no cuidado ao usuário. Ações envolvendo educação permanente, apropriação da prática pela equipe e uso de espaços físicos externos às UBS potencializaram a prática deste dispositivo. Diante desses resultados, o estudo concluiu que a implantação bem-sucedida do AA depende da disponibilidade dos gestores em prover boas condições de trabalho, e habilidade para incorporar algumas modificações que permitam a singularização do dispositivo para a realidade local. O enrijecimento na organização do trabalho tende a inviabilizar as potencialidades do AA.

https://doi.org/10.52753/bis.v24i2.40157
pdf

Referências

Secretaria Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo (SP). Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado. Orientações: acesso avançado da demanda espontânea na atenção básica. São Bernardo do Campo; 2019.

Murray M, Tantau C. Same-day appointments: exploding the access paradigm. Revista Family Practice Management. 2000; 745-50.

Secretaria Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo (SP). Política Municipal de Atenção Básica de São Bernardo do Campo. Documento Norteador. 2. ed. São Bernardo do Campo; 2014.

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção

Básica. Brasília (DF); 2017.

Secretaria Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo (SP), Secretaria de Saúde. Relatório Anual de Gestão – 2017. São Bernardo do Campo: 2018a.

Paim J. Modelos de Atenção à Saúde. In: Giovanella L. et al, organizadores. Políticas e Sistema de Saúde no Brasil. Rio de Janeiro: editora Cebes e Abrasco, 2012; 459-491.

Giovanella L, Franco CM, Almeida PF. Política Nacional de Atenção Básica: para onde vamos? Ciênc. saúde colet, Rio de Janeiro. 2020; 25(4): 1475-1481.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Bárbara Navajas de Sá Leite, Mônica Martins de Oliveira Viana

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...