Resumen
O artigo aborda o tema Acesso Avançado (AA), implantado em 2019 em São Bernardo do Campo (SBC), e tem como objetivo analisar a percepção das equipes a respeito desse dispositivo para organização da demanda na Atenção Primária. Por meio da aplicação de
questionários, pôde-se observar que todos os integrantes da equipe participavam da prática do AA. As principais dificuldades apontadas envolviam a alta rotatividade de profissionais, defasagem do quadro de RH e espaço físico inadequado. Frente às dificuldades, as equipes encontraram, por iniciativa própria, soluções destinadas à melhoria da prática do AA e passaram a percebê-lo como arranjo para fortalecimento de vínculo e resolutividade no cuidado ao usuário. Ações envolvendo educação permanente, apropriação da prática pela equipe e uso de espaços físicos externos às UBS potencializaram a prática deste dispositivo. Diante desses resultados, o estudo concluiu que a implantação bem-sucedida do AA depende da disponibilidade dos gestores em prover boas condições de trabalho, e habilidade para incorporar algumas modificações que permitam a singularização do dispositivo para a realidade local. O enrijecimento na organização do trabalho tende a inviabilizar as potencialidades do AA.
Citas
Secretaria Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo (SP). Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado. Orientações: acesso avançado da demanda espontânea na atenção básica. São Bernardo do Campo; 2019.
Murray M, Tantau C. Same-day appointments: exploding the access paradigm. Revista Family Practice Management. 2000; 745-50.
Secretaria Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo (SP). Política Municipal de Atenção Básica de São Bernardo do Campo. Documento Norteador. 2. ed. São Bernardo do Campo; 2014.
Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção
Básica. Brasília (DF); 2017.
Secretaria Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo (SP), Secretaria de Saúde. Relatório Anual de Gestão – 2017. São Bernardo do Campo: 2018a.
Paim J. Modelos de Atenção à Saúde. In: Giovanella L. et al, organizadores. Políticas e Sistema de Saúde no Brasil. Rio de Janeiro: editora Cebes e Abrasco, 2012; 459-491.
Giovanella L, Franco CM, Almeida PF. Política Nacional de Atenção Básica: para onde vamos? Ciênc. saúde colet, Rio de Janeiro. 2020; 25(4): 1475-1481.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de autor 2023 Bárbara Navajas de Sá Leite, Mônica Martins de Oliveira Viana