Resumo
O artigo aborda o processo de aprendizagem e de parceria entre gestão da saúde e universidades por meio do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde do estado de São Paulo, PPSUS-SP. Essa iniciativa abre caminhos para que pesquisadores das universidades e dos serviços de saúde desenvolvam projetos em conjunto e atinjam seu propósito social de produzir conhecimentos para enfrentamento de problemas cotidianos da formação para o SUS, da gestão e da atenção. Considerando a Educação Permanente em Saúde como um processo de aprendizagem com o trabalho e no trabalho e desenvolvido na articulação ensino-serviço, temos construído parceria entre o Departamento Regional de Saúde de Araraquara, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e o Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. Ocorre um rico processo de educação permanente entre todos os envolvidos. Destacamos a experimentação da construção conjunta de projetos de pesquisa, a partilha de referenciais teóricos metodológicos e artigos científicos. Concluímos que há uma potência de tensionamento na produção de pesquisas da iniciativa PPSUS que demove a academia de seu lugar de saber e os serviços de seu lugar de fazer, sendo ambos convidados a inventar saberes e fazeres.
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