Oficinas pedagógicas com profissionais das Equipes de Saúde da Família (EqSF): (re)significando a prática assistencial às mulheres em situação de violência
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Palabras clave

Violência contra a Mulher
Saúde da Família
Profissionais de Saúde

Cómo citar

Silva, E. B. da S., Cortes, L. F., Padoin, S. M. de M., & Vianna, L. A. C. (2013). Oficinas pedagógicas com profissionais das Equipes de Saúde da Família (EqSF): (re)significando a prática assistencial às mulheres em situação de violência. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 14(3), 259–265. Recuperado a partir de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/33737

Resumen

Neste estudo, objetiva-se descrever as oficinas pedagógicas realizadas com profissionais de Equipes de Saúde da Família (EqSF) com a temática violência contra as mulheres. É parte de um projeto de tese de doutorado realizado em um município da Região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, nos meses de setembro  a dezembro de 2012. A técnica utilizada, oficinas pedagógicas, fundamentou-se na Pedagogia Problematizadora e foi aplicada nas etapas do Arco de Charles Maguerez: observação da realidade com a identificação do problema da prática; elaboração dos pontos-chave ou temas; teorização, hipóteses e soluções; aplicação à realidade. Os resultados revelaram interação entre pesquisadores e profissionais e o desejo comum de construírem abordagens por meio do diálogo, conhecimento
prático e teórico. Houve maior integração entre os profissionais das equipes de saúde e setores da educação, justiça e assistência social. Foi possível ressignificar a
prática assistencial, a partir da reflexão, e propor ações transformadoras para a promoção do acolhimento da mulher. Emergiu daí a necessidade do trabalho contínuo
dessa temática por meio da Educação Permanente.

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Derechos de autor 2013 Ethel Bastos da Silva Silva, Laura Ferreira Cortes, Stela Maris de Mello Padoin, Lucila Amaral Carneiro Vianna

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