Resumen
A comunicação é sempre uma ação que acontece num contexto ou quadro social ou psicossocial, definido, entre outros atributos, por apresentarem um “idioma” de “representações sociais” que os indivíduos acessam para estabelecerem contatos uns com os outros. No campo da Saúde Coletiva, a tarefa de fazer com que os habitantes de determinadas sociedades, coletividades ou grupos contatem e acolham ideias e/ou práticas que permitam avanços no enfrentamento das diversas facetas do adoecer humano é uma busca constante. Neste artigo, procuramos demonstrar como o Discurso do Sujeito Coletivo, como técnica de pesquisa empírica para a recuperação do pensamento de coletividades, permite iluminar o campo social pesquisado, resgatando nele o universo das diferenças e semelhanças entre as diferentes concepções e visões sobre eventos de saúde e doença dos atores sociais ou sujeitos coletivos que o habitam. Assim, a comunicação em saúde deve trabalhar num contexto de tensão constante entre o semelhante e o diferente, considerando que o comunicador, educador ou promotor de saúde, para entender os indivíduos com os quais interage, precisa ter em mente que eles aderem às representações sociais por instinto gregário, por necessidade de identificação coletiva e por interesses objetivos.
Citas
2. Brasil. Ministério da Saúde. Anticoncepção de emergência: perguntas e respostas para profissionais de saúde. Brasília; 2005.
3. Brasil. Ministério da Saúde. Marco teórico e referencial: saúde sexual e saúde reprodutiva de adolescentes e jovens. Brasília; 2006.
4. Freire P. Extensão ou comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1972.
5. Lefevre F. Vigilância sanitária e comunicação empoderadora. In: Vigilância Sanitária, Textos e Contextos Cecovisa. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública/USP; 2004.
6. Lefevre F, Lefevre AMC. Depoimentos e discursos. Brasília: Liberlivro; 2005.
7. Lefevre F, Lefevre AMC, Ignarra RM. O conhecimento de intersecção: uma nova proposta para as relações entre academia e sociedade. São Paulo: FSP/IPDSC; 2007.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de autor 2010 Fernando Lefevre, Ana Maria Cavalcanti Lefevre, Regina Figueiredo