Resumen
A capacidade de traduzir criticamente os grandes problemas sociais impõe-se à comunidade científi ca nacional, da mesma maneira que ocorre na área da Saúde Coletiva, onde questões e refl exões próprias do campo, centradas em temas como formação, comunicação, participação, mobilização e educação em saúde – objetos de centenas de dissertações, teses e pesquisas acadêmicas desde meados dos anos 1970 – permanecem acesas nos corações e mentes de pesquisadores e técnicos. Numa tentativa de aproximação com o tema a que nos propusemos aqui refl etir, destacamos a pouca presença, nos estudos disciplinares da Saúde e da Educação, dos conhecimentos e práticas próprios do campo da Comunicação. Numa perspectiva dialética, e considerando as teorias que desenham as refl exões do campo da Comunicação, como a Teoria da Indústria Cultural e suas análises críticas sobre a mercantilização da cultura e o mercado cultural, notadamente a Escola de Frankfurt, refl etimos sobre a necessidade de um exercício crítico, fundamental para decifrar a realidade das relações sociais. Os estudos que relatam experiências de aproximação entre os campos da Comunicação e da Educação, que derivam das inquietações frente à expansão dos media no século XX, nos oferecem abordagens, a partir das quais podem ser destacados pontos de convergência, possibilidades de interrelação e desafi os, o que nos leva a um novo campo científi co, o da Educomunicação.
Citas
2. Bolle W. A idéia de formação na modernidade. In: Ghiraldelli Junior P, organizador. Infância, Escola e Modernidade. São Paulo: Cortêz, 1997.
3. Braga JL, Calazans MRZ. Comunicação e Educação: questões delicadas na interface. São Paulo: Hacker; 2001.
4. Brandão CR. Pensar a Prática : Escritos de Viagem e Estudos sobre a Educação. São Paulo: Loyola; 1980.
5. Citelli A. Comunicação e Educação: aproximações. In: Baccega MA, organizadora. Gestão de Processos Comunicacionais. São Paulo: Atlas; 2002. p. 101-112.
6. Freire P. Extensão ou Comunicação?. 12ª ed. São Paulo: Paz e Terra; 2002.
7. Garcia PB. Saber popular : Educação popular. In: Bezerra A, Garcia PB . Cadernos de Educação Popular 3. Petropolis: Vozes/Nova; 1982. p.33-62.
8. Gohn MG. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Avaliação das políticas públicas na Educação. 2006 Jan/Mar; 14(50).
9. Ianni O. Enigmas da modernidade-mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; 2000.
10. Lopes MIV. Pesquisa em Comunicação. 5ª ed. São Paulo: Loyola; 2001. p. 63-70.
11. Soares IO. Metodologias da educação para a comunicação e a gestão comunicativa no Brasil e na América Latina. In Baccega MA. Gestão de processos comunicacionais. São Paulo: Atlas; 2002. p. 113-132.
12. Wolf M. Teorias das comunicações de massa. São Paulo: Martins Fontes; 2008. p. 271-272.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de autor 2010 Ausonia Favorido Donato, Ana Luisa Zaniboni Gomes