Avaliação da implantação do sistema de vigilância alimentar e nutricional no município de São João da Boa Vista - SP
PDF

Palavras-chave

Vigilância nutricional
Pesquisa sobre serviços de saúde
Sisvan

Como Citar

Vital Oliveira, F. M., & Dias Medici Saldiva, S. R. (2019). Avaliação da implantação do sistema de vigilância alimentar e nutricional no município de São João da Boa Vista - SP. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 20(1), 29–36. https://doi.org/10.52753/bis.2019.v20.34544

Resumo

O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) tem como propósito principal avaliar e monitorar o estado nutricional e a situação alimentar da população. Este trabalho teve como objetivo avaliar o grau de implantação do Sisvan no município de São João da Boa Vista; para isso foi construído um modelo lógico definindo-se os indicadores de implantação, através da avaliação das condições das instalações físicas; equipamentos; disponibilidade de manuais; materiais de apoio técnico; adequação de recursos humanos e financeiros destinados a esse fim, bem como a adesão e as dificuldades com o sistema. Os resultados mostraram uma implantação parcial média e incipiente. O valor atribuído ao conjunto de indicadores foi 34%. As principais dificuldades foram estrutura física e equipamentos (33%) falta de impressos e de informações (22%), recursos humanos insuficientes (3%). Diante disso constata-se a necessidade da realização de treinamentos a fim de solucionar os pontos levantados durante a avaliação.

https://doi.org/10.52753/bis.2019.v20.34544
PDF

Referências

Barros DC, Silva DO, Santos MMAS, Baião MR. Alimentação e nutrição: contexto político, determinantes e informação em saúde. Rio de Janeiro: EAD/ENSP; 2013.

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids. Manual da oficina de capacitação em avaliação com foco na melhoria do programa. Brasília (DF); 2007

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília (DF); 2012a.

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília (DF); 2012b.

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Marco de referência da vigilância alimentar e nutricional na atenção básica. Brasília; 2015.

Camilo SMB, Camilo GB, Toledo GC, Júnior RDC, Toledo CC. Vigilância nutricional no Brasil: criação e implementação do Sisvan. Rev APS. 2011; (14): 224-8.

Contandriopoulos AP, Champagne F, Denis JL, Pineault RA. Avaliação na área da saúde: conceitos e métodos. In: Hartz ZMA, organizador. Avaliação em saúde dos modelos conceituais à prática na análise da implantação de programas. Rio de Janeiro: Fiocruz; 1997.

Jaime PC, Silva ACF, Lima AMC, Bartoline GN. Ações de alimentação e nutrição na atenção básica: a experiência de organização no governo brasileiro. Rev Nutrição Campinas. 2011; 24(6):809-24.

Samico I, Felisberto E, Figueiró AC, Frias PG. Avaliação em saúde: bases conceituais e operacionais. Rio de Janeiro: MedBook; 2010.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Fernanda Maria Vital Oliveira, Silvia Regina Dias Medici Saldiva

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...